A minuta do edital de licitação do Metrô de Curitiba, junto com seus anexos, poderá ser consultada, a partir de hoje, no site da Prefeitura Municipal (clique aqui). Até o dia 10 de fevereiro, o documento estará disponível para análises, críticas e sugestões por parte da comunidade. “Esse é um passo grandioso para Curitiba e queremos contar com a contribuição de todos. Cada etapa será cumprida com muita transparência e serenidade, para que possamos decidir aquilo que é melhor para a nossa cidade”, destacou o prefeito Gustavo Fruet.
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Descrição técnica
O jeito curitibano de fazer o metrô
No dia 15 de janeiro, no Salão de Atos do Parque Barigüi, ocorrerá a segunda etapa desse processo: a realização de audiência pública, ocasião em que os cidadãos poderão se manifestar diante do prefeito Gustavo Fruet e demais autoridades do município a respeito do projeto do metrô. Dessa forma, a cidade caminha para a implantação do novo modal de transporte de maneira confiante, segura e, sobretudo, participativa.
Desde a aprovação do projeto do Metrô de Curitiba pelo governo federal, anunciada em 29 de outubro de 2013 pela presidente Dilma Rousseff, foram realizadas inúmeras reuniões para a discussão de aspectos técnicos e operacionais. Uma equipe da Prefeitura de Curitiba visitou o metrô da cidade de São Paulo para verificar detalhes de implantação e construção, assim como da operação do sistema. Também foram realizadas diversas viagens a Brasília para discussão e detalhamento do projeto.
O processo resultou em centenas de páginas que contêm análises minuciosas de todos os aspectos que envolvem a obra e a operação desse modal de transporte. Os documentos apresentam os elementos básicos de projeto civil, arquitetura, via permanente, sistemas e material rodante, além das diretrizes para elaboração da proposta de metodologia de execução, entre outros itens.
Para se ter uma ideia da complexidade do processo, basta dizer que a construção do Metrô de Curitiba – para fins de projeto, construção, matéria-prima, fabricação, ensaios, inspeção, testes, instalação e montagem– deverá obedecer a mais de 100 normas técnicas de 11 entidades, sendo uma brasileira (Associação Brasileira de Normais Técnicas – ABNT) e 10 internacionais. “Trata-se de um projeto que envolve, acima de tudo, alta tecnologia e um incontável número de variáveis. E a responsabilidade sobre todas as etapas, assim como seus procedimentos e prazos, precisam ser previstas em contrato”, esclarece o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.
Sustentabilidade e integração
Ao optar pela construção do metrô, Curitiba retoma a tradição de planejar a longo prazo, preparando a cidade para as próximas décadas. Além disso, mantém o transporte coletivo como um dos elementos indutores do crescimento e do desenvolvimento do município, ao lado do uso do solo e do sistema viário.
Por ser movido a eletricidade, o metrô é um meio de transporte não poluente, que utiliza energia limpa, prezando pela sustentabilidade. Além disso, com a retirada de circulação dos ônibus que fazem o trajeto Sul-Norte, uma grande carga de poluentes do ar deixará de ser emitida diariamente. Para completar, a área das canaletas será transformada num grande parque linear com 22 quilômetros de extensão, algo inédito em termos de Brasil.
O modal trará praticidade e aumento da qualidade de vida para os cidadãos, tendo em vista que uma viagem do CIC Sul ao centro da cidade poderá ser feita em apenas 14 minutos e o trajeto completo, até o Cabral, poderá ser feito em aproximadamente 28 minutos.
A integração do novo modal aos demais meios de transporte será outro fator fundamental para o desenvolvimento do município e para o incremento da qualidade de vida dos cidadãos. Além da integração ao atual sistema de transporte coletivo, está prevista a construção de bicicletários nos terminais e estações de metrôs, com um mínimo de 50 vagas em cada um deles, que também contarão com banheiros.