Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte coletivo

Medidas para melhorar a segurança no transporte já estão em prática

A estação tubo Passeio Público, na região central, foi um dos 18 locais que receberam, nesta terça-feira (10), uma ação reforçada de ronda e monitoramento da Guarda Municipal. Foto: Jaelson Lucas/SMCS

A estação tubo Passeio Público, na região central, foi um dos 18 locais que receberam, nesta terça-feira (10), uma ação reforçada de ronda e monitoramento da Guarda Municipal. A medida faz parte de um pacote lançado pela Urbs, em parceria com secretarias municipais, para aumentar a segurança dos passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

São obras, mudanças operacionais e orientações que abrangem vários aspectos da segurança. No caso da Guarda Municipal, além das ações realizadas em terminais de transporte público e estações tubo, houve também uma padronização dos protocolos de atendimento.

“Um exemplo: em algumas situações, como furtos ou presença de molestadores, os guardas precisam interceptar o ônibus antes da parada seguinte”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. Para isso, segundo ele, operadores do transporte coletivo foram capacitados pela Guarda Municipal, para saberem como agir nesses casos.  

Frederico informou que nove viaturas e 72 guardas atuam na Proteção ao Transporte Coletivo (PTC). Além disso, a corporação realiza desde o ano passado a Operação Presença, que ocupa terminais e estações em caráter surpresa, nos horários de maior movimento.

“Nossas ações, aliadas agora ao pacote de medidas lançadas pela Urbs, certamente dará mais segurança à população que utiliza ou trabalha no transporte público da cidade”, disse Frederico.

O cobrador Rui Carlos, da estação Passeio Público, ficou satisfeito ao saber das novas medidas. “Certamente elas irão contribuir para que haja mais tranquilidade para trabalharmos, especialmente nos finais de semana, quando mais ocorrências são registradas”, disse.

A estudante Janaína Ferreira, que utiliza diariamente o transporte público, também elogiou as ações. “Dentro das estações tubo me sinto segura, mas tenho medo de ficar em pontos de ônibus de rua, por isso acho que as medidas implantadas vão ser muito boas para nós”.

O desempregado Tiago Maciel, que costuma utilizar a estação tubo Passeio Público, também gostou da iniciativa. “A simples presença da Guarda Municipal aqui já inibe possíveis crimes”, comentou.

Outros locais

Nesta terça-feira, além da estação Passeio Público, a Guarda Municipal realizou a ação em outros 17 locais, nas nove regionais da cidade.  Integrantes da Guarda estiveram nas estações Tiradentes, Osternack, Hipólito da Costa, Xaxim, Dom Ático, CIC Norte, China, Centro Médico, Cel. José Luiz dos Santos, Delegado Amazor Prestes, Vila Acordes, Morretes, Mossunguê, Fernando de Noronha e Caiuá, e também nos terminais CIC e  Capão da Imbuia.

Nos próximos dias, a Guarda Municipal estará em outros pontos estratégicos do sistema de transporte.

Mais segurança
 
As novas medidas anunciadas pela Urbs incluem obras, mudanças operacionais e orientações que abrangem vários aspectos da segurança. De acordo com o presidente da empresa que gerencia o transporte urbano, Roberto Gregório da Silva Junior, as mudanças atendem uma das principais reivindicações dos usuários, assim como dos motoristas e cobradores. São elas:

1 – Pontos mais iluminados – Para atender ao transporte coletivo, a Prefeitura antecipou uma das obras do programa Luz do Dia, que será lançado na íntegra nos próximos meses, com o propósito de aumentar significativamente a iluminação em Curitiba, especialmente nas áreas mais sensíveis em termos de segurança. As primeiras intervenções do programa ocorrerão nos pontos de ônibus. Nos próximos 12 meses, a Secretaria Municipal de Obras instalará iluminação especial, com tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz), em 5 mil pontos de ônibus.

2 – Paradas livres – A Urbs está reeditando uma determinação operacional para que após as 22 horas o passageiro possa descer em qualquer local, nas linhas que não têm desembarque em tubos. A orientação já existia, porém estava em desuso há mais de 20 anos.

3 – Guarda mais presente – A Guarda Municipal, que já tem uma equipe dedicada ao transporte coletivo, realizará, além da ronda normal, abordagens em ônibus, estações tubo e terminais. Para esta semana já está programada uma série de operações.

4 – Redução do dinheiro em circulação – O uso do cartão como forma de pagamento será estimulado para que o volume de dinheiro nos ônibus e estações diminua significativamente. O risco de assalto é uma das principais queixas do sindicato de motoristas e cobradores. Além disso, no caso de roubo ou extravio do cartão transporte tipo usuário, é possível recuperar os créditos.

5 – Busão sem Abuso – A Prefeitura realizará novas rodadas da campanha Busão sem Abuso, iniciada no ano passado. A campanha educa sobre o respeito a mulheres dentro do transporte e informa os canais de denúncia de abusos. Logo que foi lançada, levou à prisão de dois molestadores.

6 – Mais informação – A Prefeitura e a Urbs aumentarão a oferta de informações nos ônibus, tubos, terminais e pontos de ônibus, para que os passageiros tenham mais segurança sobre os trajetos corretos, horários e localização de serviços públicos.

Assista esta reportagem em vídeo Aqui.

 

Em alta