O incômodo causado pela poeira quando os veículos passam pela rua de saibro, ou terra, não faz mais parte da rotina de moradores de 18 vias das regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Matriz, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara. Entre novembro e dezembro, a Prefeitura de Curitiba finalizou a entrega de mais 3,15 quilômetros de implantação de asfalto, parte de um pacote de obras iniciadas há cinco meses e que custaram R$ 3,17 milhões.
Em três anos a Prefeitura de Curitiba implantou e revitalizou (através dos processos de fresagem e reciclagem) 170 quilômetros de pavimentação asfáltica nas dez regionais da cidade, obras executadas ou gerenciadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Além de contar com novo asfalto, as ruas também receberam serviços de implantação de galerias pluviais, terraplenagem, pavimentação asfáltica e sinalização horizontal.
Nesse último pacote, foram beneficiadas famílias moradoras em trechos das ruas Angelo Cretã, Josmar Selhorst, Maria Augusta, Sebastião Arantes Marques e Terezinha Cavalcante do Nascimento (bairro Sítio Cercado), Marciliano Ferreira dos Santos (Santa Cândida), José Gianini Pancetti (Guabirotuba), Reverendo Paulo Hecke (Ahu), Aristides Borsato (Fazendinha – 2 trechos), Theophilo Benatto (Butiatuvinha), Hilário Valle e Lindolfo Pasquali (Santa Felicidade), Juarez Távora, Travesssa Rugino Gonçalves, Travessa Nhô Belarmino (Tatuquara) e Frei Henrique de Coimbra (Hauer). A Rua Dalila Lopes da Costa (Uberaba), que completa o lote de obras, está em fase final de execução.
O mecânico Israel de Lara, de 40 anos, mora há 18 anos na Rua Aristides Borsato, próximo à Rua João Bettega, e aprovou a obra que melhora a qualidade de vida da população local. “Esperávamos esse asfalto há anos. É uma benfeitoria que muda para melhor a vida das pessoas. Ficou muito bom”, disse, elogiando também a implantação de uma passarela de madeira na região.
Moradora da Rua Aristides Borsato há três décadas, Margarida Meireles, de 68 anos, conta que participou de todo o processo para que a obra fosse executada e disse que agora o empenho foi recompensado. “Participei da audiência pública em 2014 e fiz o pedido da implantação deste asfalto. Ficou nota dez. Todos aqui aprovaram o serviço”, afirmou.
Estão em andamento a implantação de asfalto, colocação de meio-fio e paisagismo na Rua Albor Pimpão de Almeida e a correção geométrica na Rua Guilherme Nizer, ambas no Tatuquara, em frente à nova Administração Regional.
Já na administração Bairro Novo, são executadas obras para melhorar o acesso aos conjuntos habitacionais da Cohab. A Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimentação, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, executa a implantação de pavimentação em 480 metros da Rua Silvio Corazza e 310 metros de extensão da Avenida do Canal.
“Essa obra significa muito para toda comunidade. Com a chegada do asfalto nestes locais acaba o pó, melhora a qualidade de vida das pessoas e dá mais conforto a todos”, comentou Antônio Carlos de Lima, de 49 anos, presidente da Associação de Moradores do Parque Iguaçu III.