O sistema de transporte coletivo de Curitiba avançou bastante em 2011. Um dos destaques é o novo Ligeirão na cor azul, o maior ônibus do mundo, que entrou em operação nos eixos Boqueirão e Linha Verde. Com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o Azulão ampliou em 47% a oferta de vagas do Ligeirão.
Outro destaque foi a entrega de 557 ônibus zero quilômetro, uma renovação de mais de 30% da frota operante, de 1.915 veículos. Pesquisa mostrou que 84% da população aprova o sistema de ônibus de Curitiba. Por dia útil, em média, são transportados 2,35 milhões de passageiros.
Em 2011, a licitação do transporte coletivo completou um ano. Foi a primeira da história do sistema curitibano. O novo contrato estabelece uma série de normas e indicadores para ampliação e melhoria do atendimento.
Também entraram em operação neste ano os novos biarticulados vermelhos na linha Centenário/Campo Comprido. No mesmo padrão do Ligeirão azul, os novos ônibus têm 28 metros e capacidade para 250 passageiros.
No ano que vem, a novidade será o ônibus híbrido, que funciona com energia elétrica e biocombustível. Serão 60 Hibribus, que vão trabalhar nas linhas alimentadoras e Interbairros 2. Outra melhoria é a ampliação de veículos da nossa frota que usam biocombustível.
Outras melhorias - Os avanços no transporte neste ano consolidaram as melhorias feitas no sistema em 2010, por meio da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). Entre elas, o novo ônibus articulado vermelho, o Ligeirão, com capacidade para 170 passageiros, que entrou em operação na linha Boqueirão.
Também começaram a circular 189 ônibus zero quilômetro, com mais conforto para o passageiro e motor Euro III, que faz maior queima de combustível com menos emissão de poluentes.
Em 2010, a Urbs deu início à integração temporal que beneficia passageiros da Linha Verde e da linha Vila Velha-Barigui. Ao contrário da integração física, feita em terminais e estações, a integração temporal é feita por cartão, em pontos localizados e com tempo determinado.
A integração permite que o cidadão desembarque de um ônibus em ponto comum, fora da estação tubo e entre na estação (e a partir daí na Rede Integrada) sem pagar nova passagem. Implantado nas estações Santa Quitéria e São Pedro, na Linha Verde.
Outra novidade foi a nova bilhetagem eletrônica. Agora não é mais preciso carregar o cartão transporte em equipamentos antes espalhados nos terminais e praças. Uma vez comprado o crédito, a carga é automática, no próprio validador que destrava a catraca quando se passa o cartão. É a chamada carga embarcada.
A Prefeitura também reformou no ano passado todas as 28 estações do Inter 2, que foram ampliadas em 50% e passaram a contar com três portas agilizando embarque e desembarque.