A Prefeitura está atualizando o sistema tecnológico de 30 lombadas eletrônicas da cidade. O trabalho de manutenção e atualização dos softwares começou em janeiro e está em andamento. As equipes estão retirando a lombada eletrônica do local para ela ser totalmente recuperada.
Além da atualização do sistema, toda a parte externa do equipamento passa por recuperação e manutenção. Uma nova pintura é feita e as partes danificadas são substituídas. O investimento da Prefeitura é de R$ 123,9 mil na atualização e recuperação dos equipamentos.
Após serem retiradas, as lombadas passam por uma aferição do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem), órgão credenciado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para voltarem a operar. Em média, são 30 dias, desde a retirada do equipamento até ele voltar a funcionar.
Todas as 30 lombadas eletrônicas ficarão no mesmo endereço onde estavam antes da manutenção. De acordo com o coordenador de Fiscalização Eletrônica da Setran, Marcio Geferson de Souza, a manutenção e atualização vão melhorar o funcionamento dos equipamentos.
“Entre as melhorias do sistema estão as trocas das câmeras analógicas por digitais, o que vai aumentar a qualidade das imagens registradas. Todo o sistema de informática dos equipamentos passa por um upgrade e é reinstalado”, explicou Souza.
Das 30 lombadas eletrônicas que vão passar pela atualização, dez já foram retiradas do local e reinstaladas. A previsão é que até o final de abril todos os equipamentos estejam operando normalmente, com o software atualizado.
Medição
Nesta quinta-feira (02/03), técnicos do Ipem/Inmetro fizeram a aferição da lombada eletrônica da Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Pinheirinho. Quatro agentes da Setran participaram da operação para bloquear o trânsito para que o veículo do Ipem/Inmetro pudesse testar a lombada eletrônica.
O carro equipado com um cronotacômetro passou cinco vezes em cada sentido da lombada para conferir se a velocidade mostrada estava correta. Após os testes, o equipamento foi lacrado e voltou a operar.
Na região, há bastante travessia de pedestres, pois nas proximidades existe um condomínio residencial e um posto de saúde. “A lombada eletrônica aqui é essencial para os motoristas diminuírem a velocidade. Aumenta a segurança dos pedestres”, disse João Crul Sobrinho, 48 anos, que mora a cerca de três quadras da lombada eletrônica.
Endereços das 30 lombadas eletrônicas que serão atualizadas
Rua Alberico Flores Bueno, 1.150, Bairro Alto
Rua Arnaldo Thá, 740, Fazendinha
Rua Antônio Escorsin, 141, Santa Felicidade
Rua Doutor Bley Zornig, 406, Boqueirão
Avenida Cândido Hartmann, 1.787, Mercês
Rua Capitão Leônidas Marques, 1.173, Uberaba
Avenida dos Estados, 555, Água Verde
Rua Francisco Derosso, 905, Xaxim
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 1.439, Jardim das Américas
Rua João Alencar Guimarães, 1.740, Santa Quitéria
Rua João Bettega, 2.144 e 2.125, Portão
Rua Professor João Soares Barcelos, 2.474, Hauer
Rua Londrina, 662, Pinheirinho
Rua Professor Luiz César, 423, Água Verde
Rua Coronel Luiz José dos Santos, 2.760, Boqueirão
Rua Marte, 913, Sítio Cercado
Rua Mateus Leme, 3.282, São Lourenço
Rua Orestes Códega, 1.164, Pinheirinho
Rua Paulo Kissula, 343, Capão da Imbuia
Rua Paulo Kissula, 820, Capão da Imbuia
Rua Pedro Gusso, 545, Novo Mundo
Rua Percy Feliciano de Castilho, 555, Bairro Alto
Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração, 222, Pinheirinho
Rua Rodolfo Bernardelli, 721, Uberaba
Rua Coronel Rivadávia Pereira de Morães, 431, Xaxim
Rua da Trindade, 401, Cajuru
Rua da Trindade, 1.790, Cajuru
Rua Renato Polatti, 3350, Campo Comprido
Avenida Senador Salgado Filho, 5.280, Uberaba
Rua Evaristo da Veiga, 2576, Boqueirão