As 120 crianças atendidas pela Associação Bem Aventurada Imelda (ABI), no bairro Cajuru, passam a ter refeições com frutas e hortaliças frescas vindas diretamente de produtores da Região Metropolitana de Curitiba. A ABI é uma das novas instituições filantrópicas que começaram a receber gratuitamente, nesta terça-feira (22/8), os hortifrutigranjeiros do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerenciado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).
“Nunca tinha visto tanta fruta e verdura fresquinhas junto. Nossas crianças vão poder comer nos próximos dias brócolos, rabanete, cenoura, alface, aipim, poncã, batata, couve flor, repolho, laranja e até morango”, comemorou o motorista Valdomiro Gonçalves da Costa, 43 anos, que recebeu os primeiros produtos em nome da ABI. Ao todo, foram distribuídas 8,5 toneladas de produtos in natura tanto para as novas entidades como para as já cadastradas, que, obrigatoriamente, precisam preparar as refeições nas instituições.
Débora Raquel Ribas Sugai, diretora do Departamento de Educação Alimentar da Smab, lembrou que a Prefeitura aumentou de 35 para 72 o número de entidades beneficiadas pelo PAA. “Agora, são cerca de 11,2 mil pessoas em situação de risco social que têm acesso a frutas e verduras mais saudáveis, visando a melhoria da segurança alimentar e nutricional”, reforça ela. Até o fim do ano, serão distribuídas cerca de 90 toneladas de hortifrutigranjeiros e pães para as entidades.
As 150 crianças atendidas no centro de educação infantil (CEI) da Associação Menonita de Assistência Social (Amas), no Cajuru, também terão em sua alimentação ingredientes frescos cultivados por agricultores familiares da Grande Curitiba. “Oferecemos cinco refeições por dia para nossos alunos e para nós é muito importante receber estes alimentos, pois a Amas vive de doações e contribuições”, salienta Sheila Bissoqui, 30 anos, representante da entidade que foi receber os alimentos no Cras Uberaba, no Cajuru.
A diretora da Smab explicou que, entre as 72 instituições beneficiadas, há centros de educação infantil (CEIs), casas de dependentes químicos, casas-lares para crianças e adultos, abrigos de idosos e escolas especiais. “As instituições estão sendo divididas em dois grupos, que irão receber, quinzenalmente, os alimentos no Cras Uberaba”, salientou Débora. Como na entrega desta terça-feira, após chegarem ao local de distribuição, os grupos esperam a chegada dos agricultores e, na sequência, fazem a partilha dos itens de acordo com o número de pessoas que está sob o cuidado de cada instituição. Tudo tem que ser pesado e transportando em caixas.
As cerca de mil refeições preparadas pela Liga Paranaense de Combate ao Câncer, para os pacientes e funcionários do Hospital Erasto Gaertner, também estão ganhando o reforço dos hortifrutigranjeiros distribuídos gratuitamente através do PAA. “Além das refeições, que incluem café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia, preparamos lanches para quem acompanha as pessoas que estão em tratamento. Por isso, participar do programa, a partir de agora, é muito importante para nós”, contou Cícera Lúcio Dias, 54 anos, que é cozinha no hospital e ajudou na distribuição dos alimentos entre as instituições.
Produtores
A diretora da Smab lembra ainda que o PAA reforça o papel de secretaria de valorizar a agricultura familiar. Participam do programa 121 pequenos agricultores de municípios como Araucária, Cerro Azul, Contenda, Rio Branco do Sul, Tijucas do Sul e Mandirituba. Cada produtor recebe diretamente do governo federal, anualmente, R$ 6,5 mil.
Em seu sítio no distrito de Capinzal, em Araucária, a família do agricultor Miguel Ruvinski, 52 anos, produz hortaliças que são vendidas em toda a capital, mas ele garante que participar do PAA é importante para complementar a renda e reduzir os custos de cultivo. “Além disso, saber que os legumes e verduras que produzimos melhoram a condição de vida de crianças e adultos carentes é muito importante”, afirma Miguel, que acordou as 5h da manhã para estar cedinho do Cras Uberaba para entregar os alimentos colhidos no dia anterior.
Da propriedade do produtor rural Felix Cius, 50 anos, em Araucária, também saem hortigranjeiros distribuições a entidades filantrópicas através do PAA. “A gente planta batata, couve flor, repolho, brócolos, rabanete, cenoura e alface. Conseguimos ganhar mais participando do programa e também ajudamos quem precisa”, observa o agricultor, que também madrugou para vir à capital e entregar os alimentos.
As 72 entidades beneficiadas com os produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA):
Abba Promoção Social
Ação Social do Paraná
Alvorecer Ação Social e Educacional
Associação Alírio Pfiffer
Associação Batista de Ação Social de Curitiba (Abasc)
Associação Bem Aventurada Imelda (ABI)
Associação Beneditina da Providência (Abenp)
Associação Beneficente Curitiba (ABC)
Associação Beneficente de Mãos Unidas
Associação Beneficente Encontro com Deus
Associação Beneficente Renascer
Associação Comunitária Presbiteriana
Associação Cristã de Assistência Social
Associação Curitibana de Apoio e Integração ao Excepcional
Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cássia
Associação de Moradores do Conjunto Atenas II
Associação de Moradores do Conjunto Residencial Moradias Atenas I
Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino
Associação de Proteção ao Deficiente Físico e Mental Tia Maria
Associação dos Deficientes Físicos do Paraná
Associação Feminina de Proteção à Maternidade e Infância
Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece)
Associação Guadalupana de Educação Lassalista
Associação Madre Carmela de Jesus
Associação Menonita de Assistência Social (Amas)
Associação Metodista de Ação Social
Associação Padre João Roberto Ceconello
Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia
Associação Paranaense de Cultura (APC)
Associação Paranaense de Realibitação
Associação Promocional da Adolescente
Associação Protetora Piraquara
Associação Ruth Schrank
Associação Santa Terezinha de Reabilitação Auditiva (Astrau)
Casa de Recuperação Água da Vida
Casa dos Pobres São João Batista
Casa Redentor
Centro de Assistência Social Divina Misericórdia
Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba
Centro de Prevenção e Recuperação O Caminho, a Verdade e a Vida
Centro de Transformação Social Vida Nova
Clube das Acácias Unidas
Comunidade Hermon
Confederação Evangélica de Assistência Social do Paraná
Escola Especializada Primavera
Federação Espírita do Paraná
Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional
Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias
Fundação Francisco Bertoncello
Fundação Iniciativa
Instituto Betânia de Ação Social
Instituto de Habilitação e Orientação do Excepcional do Paraná (Ihoepar)
Instituto Palazzolo
Instituto Paranaense dos Cegos
Instituto Salesiano de Assistência Social
Instituição Adventista
Jovens com uma Missão
Lar Batista Esperança
Lar Dona Vera
Lar Fabiano de Cristo
Lar O Bom Caminho
Lar Perpétuo Socorro
Lar Sol Amigo
Liga Paranaense de Combate ao Câncer
Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (Odph)
Pequeno Cotolengo do Paraná
Pia União de Santo Antônio Pão dos Pobres
Projeto Fazendo Diferença
Província Bras. da Congr. das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo
Socorro aos Necessitados
Universidade Livre para Eficiência Humana
Vida Promoção Social