Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Intercâmbio

Ingleses ensinarão idioma a estudantes de Curitiba

Dois jovens ingleses de Newcastle que estão em Curitiba como voluntários para participar de um projeto voluntário que ensinará inglês a estudantes municipais estiveram reunidos nesta terça-feira (15) com o prefeito Gustavo Fruet. Foto: Everson Bressan/SMCS

Dois jovens ingleses da cidade de Newcastle, que estão em Curitiba para participar de um projeto voluntário, estiveram reunidos nesta terça-feira (15) com o prefeito Gustavo Fruet. No encontro, no gabinete da Prefeitura, a dupla apresentou parte do cronograma de ações que deverá ser desenvolvido ao longo dos próximos meses em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O objetivo deles é ensinar a língua inglesa a crianças carentes e estar no Brasil durante o período da Copa do Mundo.

Craig Robson e Michael Gardner pertencem à organização internacional Lionsraw, de fãs do futebol. Junto com outros cinco ingleses ficarão por aproximadamente um ano em Curitiba.

Oficialmente a primeira atividade do projeto para o ensino do idioma acontecerá no dia 22 de abril. Será uma formação envolvendo os sete voluntários ingleses e professores municipais das cinco escolas da rede onde o projeto será desenvolvido.No encontro, no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação, serão apresentados o material didático, elaborado pelo Instituto Britânico, que será usado nas aulas de inglês com os estudantes.

Embora tenham chegado a Curitiba há pouco mais de uma semana, Craig Robson e Michael Gardner já tem amigos na cidade. Também conhecem parte dos professores e estudantes com os quais trabalharão. Desde maio do ano passado, a dupla tem participado de um intercambio cultural envolvendo cinco escolas da rede municipal de Curitiba com estudantes e professores da escola de ensino fundamental Holystone, da cidade de Newcastle, Inglaterra.

As crianças dos dois países trocaram cartas, fotografias, desenhos e informações sobre a cultura, esportes e hábitos de cada um. A aproximação entre os grupos também aconteceu por meio de videoconferências, gravações de músicas e vídeos, que apresentaram as rotinas das crianças em suas cidades.

“Temos uma grande expectativa em relação ao início das atividades com as crianças, em especial com as quais já iniciamos contatos por meio do intercâmbio cultural”, disse Michael Gardner. Os ingleses se prepararam para a vinda ao Brasil. A dupla aprendeu Português e, segundo Craig, aproveitarão o convívio aqui para reforçar o novo idioma. “Não é fácil aprender o Português, mas temos nos esforçado porque queremos muito promover trocas importantes para todos no projeto”, disse Craig.

As escolas municipais que participarão do projeto são Maria Augusta Jouve, Doutel de Andrade, Romário Martins, Francisco Frischmanns e a Unidade de Educação Integral Wenceslau Braz. As escolas foram escolhidas por terem a disciplina de inglês no currículo, o que facilita a comunicação entre os alunos ingleses e brasileiros.

Também estiveram reunidos com os ingleses a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, da Comunicação Social, Gladimir Nascimento, além de integrantes da equipe do departamento de ensino fundamental e do diretor do departamento de Mídias Sociais, Marcos Giovanella.