Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Hospital do Idoso oferece suporte terapêutico a familiar em luto

O Hospital do Idoso Zilda Arns lança nesta quinta-feira (1) um projeto para oferecer suporte psicológico e atendimento terapêutico aos familiares e cuidadores de pacientes terminais ou falecidos. Foto: Gabriel Rosa/SMCS

O Hospital do Idoso Zilda Arns lança nesta quinta-feira (1) um projeto para oferecer suporte psicológico e atendimento terapêutico aos familiares e cuidadores de pacientes terminais ou falecidos.

Os interessados participarão de encontros em grupo acompanhados por um profissional de psicologia, todas as terças-feiras, das 9h às 10h. Antes de participar do primeiro encontro, os familiares devem comparecer com uma hora de antecedência para uma entrevista individual com a psicóloga.

“O cuidador normalmente é aquele que vive em função do doente e quando ocorre a perda, ele se depara com um vazio, por isso nosso objetivo é ajudá-los a lidar com o luto e estabelecer novos projetos de vida”, explica a responsável técnica pelo Serviço de Psicologia, Denise Ribas Jamus.

Estudos indicam a elevação dos quadros de ansiedade e depressão nos cuidadores na fase final de vida do doente. Como o processo de cuidado exige muito esforço e atenção é comum que os familiares apresentem quadros de irritabilidade e cansaço. “Após a morte surgem sentimentos conflituosos, muitas vezes de culpa e é importante saber lidar com isso e reconhecer que fez o seu melhor”, conta.

Para minimizar esse sofrimento haverá também o trabalho de luto antecipado, em que será feito o apoio àquele cuidador que estiver acompanhando um paciente internado com quadro terminal.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail psicologia@feaes.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone 3316-5910.

Dia do Idoso

O Hospital Zilda Arns preparou uma programação especial para marcar o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quinta. Os pacientes internados receberam na quarta (30) a visita do projeto Amigo Bicho, que realiza terapia assistida com o auxílio de animais.

O Coral Nova Vida, dos servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba, se apresenta nesta quinta-feira às 17h. Na sequência será realizado um culto ecumênico. No sábado, os pacientes e acompanhantes recebem o Tutores do Riso, grupo formado por acadêmicos da área de saúde, que desenvolve atividades lúdicas para idosos.