Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Defesa Social

Guardas municipais recebem diploma em segurança eletrônica

Diplomação da Guarda Municipal foi acompanhada pelo prefeito Gustavo Fuet no Cindacta. Curitiba, 29/11/2013 Fotos: Jaelson Lucas / SMCS

Guardas municipais que participaram do curso de capacitação em segurança eletrônica já estão aptos a atuar no conserto e manutenção das câmeras de videomonitoramento da cidade. A solenidade de entrega dos diplomas a 31 guardas municipais aconteceu na manhã deste sábado (30) no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego (Cindacta), no bairro Bacacheri. O curso teve duração de três semanas e foi ministrado por oficiais do Cindacta – órgão que é referência nacional no setor. Um dos objetivos foi o aprendizado sobre técnicas para conserto e manutenção das câmeras de videomonitoramento da Prefeitura de Curitiba espalhadas pela cidade.

O prefeito Gustavo Fruet participou da cerimônia e destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Cindacta para a realização do curso.  “A intenção é formar técnicos para videomonitoramento, ajudar a colocar todas as câmeras em funcionamento e também permitir que elas trabalhem de forma integrada, seja através da rede de fibra ótica ou de outros sistemas que poderão ser implantadas. Numa segunda etapa, queremos integrar com as câmeras da URBS para que todo o processo de videomonitoramento esteja em uma única central de controle operacional”, explicou.

Antes da capacitação da Guarda Municipal em segurança eletrônica, quando alguma câmera apresentava problemas ou falhas em seu funcionamento, havia a necessidade de contratar mão de obra terceirizada. “Agora estamos qualificando a Guarda Municipal para que tenha autonomia e autossuficiência para trabalhar na manutenção e permitir a ampliação deste serviço sem a dependência de terceiros”, complementou o prefeito.

O curso de Segurança Eletrônica é ministrado pelo Cindacta para as suas equipes internas há seis anos e, pela primeira vez, foi estendido a uma turma completa da Guarda Municipal de Curitiba.  Para o comandante do Cindacta, Luís Ricardo de Souza Nascimento, a realização do curso demonstra o quanto as Forças Armadas podem ser úteis ao bem da sociedade. “Temos a expertise e quando conversamos com o inspetor Frederico sobre as dificuldades da Prefeitura nesta área, achamos que não seria justo não ajudar, já que mais de 70% do efetivo do Cindacta é de Curitiba. Estamos inseridos na sociedade e precisamos ajudar e essa parceria é um bom início para mostrar a colaboração das Forças Armadas para o bem comum da sociedade curitibana que nos acolhe tão bem”, afirmou o comandante.

Manutenção 
Um dos objetivos do curso de Segurança Eletrônica era colocar em funcionamento as 56 câmeras de videomonitoramento que estavam fora de operação na região central de Curitiba e, desta maneira, deixar as 175 câmeras da cidade em condições de uso. Todas as câmeras danificadas foram vistoriadas e 39 delas consertadas. As demais tiveram seus problemas identificados para, em breve, entrarem em funcionamento. 

A capacitação realizada no Cindacta proporcionou aos agentes de segurança a habilitação necessária para executarem a manutenção mensal dos equipamentos de videomonitoramento da Prefeitura Municipal, resultando em ganhos para a população, através da economia de recursos. “Teremos  uma economia média de R$ 30 mil mensais e mais R$ 1,6 milhão com o restabelecimento do sistema de videomonitoramento na região central”, avaliou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho.

Os supervisores que participaram do curso tornaram-se responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido, ensinando as técnicas aos demais guardas municipais.  “Essa possibilidade do repasse de informação e atualização de mais guardas municipais é outro ganho proporcionado pelo curso”, revelou o diretor.

O curso teve 104 horas de duração e dentre os assuntos tratados estão noções de eletricidade e eletrônica, aterramento, circuito fechado de TV, câmeras e lentes, redes, direito de imagens, manutenção e instalação. “Foi importante participar deste curso pela qualificação profissional e também por colaborar com o projeto de Curitiba na questão da segurança, através da vigilância que é feita pelas câmeras. É importante ter técnicos dentro da instituição para que além de gerir o sistema entendam de toda a sua parte operacional”, afirmou o guarda municipal Isaias Gonçalves.    

Em alta