Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Defesa Social

Guardas municipais fazem capacitação para manuseio de armas de fogo

A Guarda Municipal iniciou nesta segunda-feira (30) um curso de capacitação de manuseio de armas de fogo. Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Guarda Municipal iniciou nesta segunda-feira (30) um curso de capacitação para o manuseio de armas de fogo. As aulas estão sendo ministradas no Parque Regional de Manutenção do Exército Brasileiro, no Bacacheri.

Cada turma terá 30 agentes de segurança pública e a meta é capacitar todo o efetivo. O curso, com 160 horas, está repassando noções de manejo, emprego e normas de segurança de armas curtas (pistola calibre 360 e revólver 38) e arma longa (espingarda calibre 12), que são as mais usadas pela corporação. Também fazem parte dos ensinamentos a montagem e desmontagem, acionamento, manutenção e limpeza de armas.

“Todo o efetivo da Guarda Municipal passa por constante treinamento para conhecer a arma, ter noções de problemas que possam ocorrer e como zelar pelo equipamento”, explicou o instrutor da Guarda Municipal Augusto Bohn.

Os guardas municipais de Curitiba portam em serviço um revólver 38 e no controle de distúrbios a espingarda calibre 12 com munição não letal.

Para portar a arma, o agente precisa cumprir 160 horas de capacitação, de acordo com determinação da Polícia Federal. São 60 horas/aula de arma de repetição e mais 100 horas/aula de arma semiautomática (pistola). As aulas de tiro serão realizadas no Cindacta a partir da próxima semana.

"O objetivo da formação do profissional é para que ele não necessite usar a arma. Se houver necessidade que faça minimizando os danos", disse o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.

Em alta