Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Funcionalismo

Fruet debate com Sismmac avanços para servidores

O prefeito Gustavo Fruet recebeu nesta sexta-feira (15) a direção do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). Foto: Maurilio Cheli/SMCS

O prefeito Gustavo Fruet recebeu nesta sexta-feira (15) a direção do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). O encontro faz parte do processo de abertura de diálogo com as categorias de servidores públicos e mostra a maneira transparente como a administração vai debater as questões referentes ao funcionalismo municipal.

Foi a primeira vez em décadas que o prefeito recebeu pessoalmente, no gabinete da Prefeitura, o Sismmac para negociações. Em janeiro, o prefeito recebeu os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc)

“Esse é um novo momento, com uma equipe preparada e obstinada para administrar e planejar a cidade a partir de um novo olhar. Trabalharemos ao longo de toda a gestão com muito diálogo e clareza”, disse Fruet. “Recuperar a confiança e valorizar os servidores é um compromisso, uma das obras imateriais que construiremos nestes próximos quatro anos.”    

Participaram do encontro a secretária municipal de Recursos Humanos, Meroujy Cavet, o superintendente da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Christian Luiz da Silva, os diretores do Sismmac Rafael Furtado, Andressa Fochesatto, João Rufato e outros representantes da base sindical.

Temas

Dois temas foram abordados durante a reunião: a implantação da hora-permanência de 33% para os profissionais da educação e a restituição dos descontos das faltas em decorrência da greve dos trabalhadores da educação, em 2012.
 
O prefeito disse que a administração cumprirá a lei que estabelece um terço da carga horária do professor para o planejamento e aulas e estudo.  Um planejamento está em andamento para definir prazos e condições para que a medida esteja alinhada com uma proposta pedagógica e garanta melhorias na qualidade do ensino.

Sobre a conciliação em torno de questões relacionadas a greves de servidores ocorridas em 2007 e 2012 e que ainda se encontram em juízo, o prefeito Gustavo Fruet disse que a restituição dos valores descontados depende da identificação dos registros de reposição, que deveriam ter sido apontados pela antiga administração. O abono das faltas nas fichas funcionais já foi concedido.

“Consideramos essencial ter a atenção especial do prefeito em relação às negociações”, disse o dirigente do Sismmac,Rafael Furtado.