Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aniversário de Curitiba

Festa na Santos Andrade celebra os 320 anos

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet e a Presidente da Fas, Marcia Fruet cortam o bolo de aniversário de 320 anos da cidade, na praça Santos Andrade. Curitiba, 27/03/2013 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

O aniversário de Curitiba foi comemorado em uma grande festa antecipada, organizada pela Prefeitura na tarde desta quarta-feira (27) na Praça Santos Andrade. Os curitibanos participaram do evento e celebraram os 320 anos da capital paranaense com bolo e a apresentação de um coral de crianças da rede municipal de ensino, que interpretam o hino de Curitiba e diversas canções.

No evento, foi lançado pelos Correios o selo personalizado dos 320 Anos de Curitiba, que inclui uma logomarca comemorativa ilustrada por Josiely Cristina Mendes, de 15 anos, participante do Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Verde, na CIC. “Agradeço a todas as crianças da cidade que participaram do projeto de desenhar o selo de Curitiba. O trabalho da Josiely vai correr o mundo levando o nome de Curitiba nessa comemoração dos 320 anos”, disse o prefeito Gustavo Fruet.

O prefeito cortou a primeira fatia do bolo de aniversário oferecido pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná e pela empresa Anaconda, e a entregou a Maria Neusa Rosas, que participa todos os anos das festas de aniversário de Curitiba. O bolo teve a cobertura pintada pelo grafiteiro Fúlvio, que participa de um projeto social da Secretaria Municipal de Educação.

Fruet destacou à população algumas das principais ações dos primeiros três meses de gestão. “Queremos que a cidade tenha equilíbrio financeiro, capacidade de investimento e as soluções de seus principais problemas. Vamos fazer a transformação de Curitiba, trazendo a inclusão social e a valorização da população, para que a cada aniversário da cidade possamos celebrar novas conquistas”, disse.

Ele afirmou que até o final de junho todas as obras da cidade estarão em um ritmo normal, em especial as do PAC da Copa. A Prefeitura deve apresentar um novo plano diretor da cidade, que será amplamente debatido com a população. “Será um projeto de planejamento e desenvolvimento sustentável para Curitiba nos próximos quatro anos, estabelecendo também os grandes eixos para a cidade nos próximos 30 anos”, disse o prefeito.

O evento de aniversário de Curitiba na Praça Santos Andrade contou com a participação dos secretários municipais e de diversas autoridades. Após a distribuição do bolo, a festa seguiu com a apresentação de grupos musicais curitibanos. 

50 anos do Imap

Pela manhã, Gustavo Fruet participou do 2º encontro do Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil”, promovido pelo  Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

“É preciso melhorar a qualidade da relação entre o serviço público e o cidadão”, disse o prefeito. Fruet reafirmou a preocupação da atual gestão em valorizar o servidor, reformular os planos de carreiras, fortalecer o diálogo interno e recuperar a estrutura física de muitas unidades municipais. Também estavam presentes na solenidade a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, e a presidente do Imap, Liana Carleial.

O Ciclo de Debates, que também faz parte das comemorações dos 50 anos do Imap, realizou sua segunda edição com o tema “A Participação Cidadã na Concepção e Avaliação das Políticas Públicas”. Mediado pela professora e consultora Thelma Alves de Oliveira, o debate contou com as presenças do professor e coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Pública da UFPR, Christian Mendez Alcantara, e do professor do curso de mestrado profissional de Planejamento e Governança pública da UTFPR, Francisco Farah Jr.

“O ciclo de debates é o eixo central da nossa comemoração”, afirmou Liana. “Sua função é fazer refletir sobre a relação entre o Estado e a sociedade e também o papel do servidor público”, explicou. Tanto o ciclo de debates quanto a exposição serão realizados mensalmente ao longo do ano, com tema e locais específicos a cada mês.

Em alta