Modelo para outras cidades do país, as 81 feiras de Curitiba reforçam a rede municipal de abastecimento, geram empregos e contribuem cada vez mais para que alimentos de qualidade cheguem à mesa das famílias curitibanas.
As feiras livres volantes, noturnas, orgânicas e gastronômicas da cidade comercializam, em média, 18 mil toneladas de alimentos por ano e geram 1.200 empregos.
Por semana, aproximadamente 72 mil pessoas passam pelas feiras de Curitiba. Se forem somados o Mercado Municipal, as feiras e os Sacolões da Família esse número passa para 184 mil pessoas por semana.
"A feira é um local onde você troca informações. Essa circulação de pessoas gera muita troca de ideias. Nas feiras se discute tudo, política, futebol e as notícias da semana", diz o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli Neto.
Malucelli destaca também o papel do feirante. "Nossas feiras evoluíram muito nos últimos seis anos. Hoje o feirante é um especialista da área da alimentação e acaba se tornando uma referência no bairro", acrescenta. A Secretaria do Abastecimento oferece aos feirantes cursos de capacitação e orientação de cuidados com os alimentos.
Exemplo - As feiras de Curitiba estão servindo de referência para outras administrações municipais. Municípios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo já enviaram técnicos à capital para conhecer a rede de feiras.
A organização das feiras, limpeza, apresentação e disposição e qualidade das mercadorias nas bancas são alguns dos itens que chamaram a atenção de outras prefeituras.
Outro destaque são os trailers de frios, um sistema higiênico e prático de comercialização de produtos como queijos, manteigas, embutidos, carnes e peixes. O uso de trailers é uma tendência forte nas feiras da cidade, até mesmo como parte do atendimento às normas de vigilância sanitária.
O presidente da Associação das Feirantes de Curitiba, Vitor Mário Alves, afirma que as visitas técnicas que estão acontecendo com mais frequência é resultado do trabalho dos últimos seis anos. “Mostra o excelente trabalho que vem sendo feito, e serve para alimentar a nossa autoestima”, disse Alves.
Escolha a feira mais perto da sua casa:
Feiras livres volantes: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-programa-feiras-volantes-secretaria-municipal-do-abastecimento/258
Feiras noturnas: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-programa-feiras-livres-noturnas-secretaria-municipal-do-abastecimento/259
Feiras gastronômicas: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-programa-feiras-gastronomicas-secretaria-municipal-do-abastecimento/260
Feira do litoral: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-programa-feira-do-litoral-secretaria-municipal-do-abastecimento/261
Feiras orgânicas - https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-feiras-organicas-secretaria-municipal-do-abastecimento/265
Direto da roça: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-programa-direto-da-roca-e-mar-secretaria-municipal-do-abastecimento/263