Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City

Evento sobre cidades inteligentes gera oportunidades de investimento

SmartCity Business América Congress & Expo 2015. Na imagem, Paulo Roberto Miranda Secretário de Tecnologia e Informação. Curitiba, 20/05/2015 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Ao atrair um público de cerca de 2 mil pessoas, o Smart City Business America Congress & Expo, maior evento da América Latina sobre soluções urbanas sustentáveis, movimenta a economia de Curitiba. Os reflexos do congresso, que nesta terceira edição ocorreu pela primeira vez na capital paranaense, não se limitam aos serviços gerados especificamente para a sua organização – como alimentação, hospedagem e montagem de estandes, por exemplo – mas são sentidos principalmente nas oportunidades de negócio geradas a partir das discussões e encontros promovidos durante a feira.

Para a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento (ACD), Gina Paladino, o Smart City Business é um catalisador de parcerias e coloca a cidade na vitrine das boas intervenções urbanas inteligentes – e, por consequência, de atração de investimentos nacionais e internacionais. “Em eventos com essas características, Curitiba passa a estar no foco dos empresários e executivos que vêm de fora para o evento. Com essa visibilidade, ampliam-se as chances de implantação de novos negócios aqui”, cita.

Durante a quarta-feira (20), a programação do Smart City Business incluiu o Fórum Volvo de Mobilidade (leia mais), além de debates sobre “Sociedades Inteligentes e Governança” e “Energia e Novas Tecnologias”, ocasiões em que representantes do setor privado puderam apresentar casos de sucesso na implantação de soluções que visavam melhorar a vida nas cidades e impulsionar seu desenvolvimento.

O diretor geral para a América do Sul da fabricante de equipamentos de medição de energia elétrica Landis+Gyr, Marcelo Machado, avalia muito bem a reunião de prefeitos, dirigentes empresariais e representantes de agências reguladoras proporcionada pelo congresso. “Nas discussões e nas conversas que acontecem durante o evento acabam surgindo necessidades e oportunidades. Curitiba sempre foi um modelo de criatividade nas soluções urbanas, e essa busca por maior envolvimento da iniciativa privada no desenvolvimento é muito interessante”, diz Machado, que é curitibano e retornou à capital paranaense no ano passado, quando assumiu a função na multinacional de origem suíça. “Fiquei 13 anos afastado de Curitiba, e é um motivo de orgulho ver como a cidade continua avançando.”

Opinião semelhante é compartilhada pelo diretor comercial da fabricante de equipamentos ferroviários Bombardier, Andreas Näf. “Ao atrair as mentes que mais pensam a mobilidade, e em como tornar as cidades mais inteligentes, o Smart City atrai ideias e atrai interesse sobre o que está sendo feito na cidade”, explica.

Mais de 100 empresas participam do evento – dentre elas gigantes como Volvo, Toshiba, BYD, Oracle, Copel e Google – que expõem suas soluções para um público especializado. Diversos prefeitos e representantes de municípios como Campinas, Porto Alegre, Belo Horizonte e de cidades da Argentina e Portugal, dentre outras, também contribuiram compartilhando suas experiências em gestão municipal.

O setor acadêmico também está presente no Smart City Business, apresentando resultados de pesquisas e propondo iniciativas aos setores público e privado. O alemão Dennis Dreier, estudante de mestrado do Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH), está passando uma temporada de quatro meses em Curitiba para realizar um estudo comparativo sobre o consumo energético dos ônibus movidos a diesel, híbridos a diesel e biocombustível e híbridos elétricos. Ele foi ao evento para ampliar a rede de contatos e conhecer possíveis parceiros nas empresas e nas administrações municipais. “É uma grande oportunidade para conhecer diferentes visões e opiniões”, resumiu.#

O evento

O congresso e a exposição Smart City Business America compõem o maior evento da América Latina voltado para a promoção de soluções urbanas inteligentes. Na edição de 2015, eles ocorrem em Curitiba, com o apoio da Prefeitura. De acordo com o Instituto Smart City Business, a capital paranaense foi escolhida como sede por apresentar um conjunto atual de iniciativas sustentáveis, como os projetos de eletromobilidade – com táxis elétricos e ônibus híbridos –, os semáforos especiais para idosos e pessoas com deficiência e a Via Calma, além de um histórico de planejamento e inovações urbanas.

O congresso acontece até esta quinta-feira (21), no ExpoUnimed, com foco nas demandas  estruturais relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana e geração de energia.