Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Estudantes que se destacam em Jornada de Matemática viajam de trem

A terça-feira (25) foi cheia de boas surpresas para um grupo de 79 estudantes de turmas de 2.º ao 9.º ano de escolas municipais de Curitiba. Foto: Divulgação

A terça-feira (25) foi cheia de boas surpresas para um grupo de 79 estudantes de turmas de 2.º ao 9.º ano de escolas municipais de Curitiba. Acompanhados dos professores, as crianças participaram de uma viagem de trem ao litoral do Paraná, onde participaram de atividades educativas e culturais em Morretes e Paranagua.

O passeio fez parte da premiação da 9.º edição da Jornada de Resolução de Problemas de Matemática e Olímpiada de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino.

O estudante Alan Born, de 8 anos, da Escola Municipal Miguel Krug, no Portão, conseguiu registrar os momentos em sua câmera. “Eu já tinha feito o passeio com a minha família, mas entre amigos e com a minha professora é outra experiência”, disse Miguel. Pela janela do trem o garoto registrou a paisagem da Serra do Mar.

A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, acompanhou os estudantes e ressaltou a importância de promover experiências capazes de ampliar o repertório cultural e social deles. “Esse é o papel da escola e por isso as premiações são organizadas para, ao mesmo tempo em que valorizem o potencial e a dedicação dos estudantes e professores, contribuam para o desenvolvimento intelectual, emocional e social do grupo”, disse Roberlayne.

As duas competições, de Matemática e Língua Portuguesa, não tiveram caráter competitivo, mas de incentivo à aprendizagem e descoberta de talentos.  A cada nova fase da jornada e olimpíada foi possível perceber a dedicação dos estudantes que tinham como motivação a superação das próprias dificuldades. “Estes meninos e meninas se destacaram em suas escolas pelo trabalho desenvolvido com atividades que incentivam o raciocínio lógico e a escrita. Agora o momento é de enaltecer e premiar com um passeio encantador”, disse Roberlayne.

O passeio foi cheio de atrações e, para alguns estudantes, a primeira oportunidade de viajar de trem. Luan de Oliveira Maas, de 9 anos, da Escola Municipal Professora Nathália De Conto Costa, no Bairro Novo, foi um deles. O estudante contou que sentiu um friozinho na barriga ao entrar no trem, mas inesquecível mesmo, disse Luan, foi conhecer o Aquário de Paranaguá.

No aquário os estudantes assistiram palestras, visitaram os 23 tanques e puderam conhecer as mais de 200 espécies marinhas do litoral paranaense e outras localidades. “Sempre tive curiosidade em conhecer alguns animais marinhos de perto. Achei muito legal poder tocar na arraia e sentir a pele lisinha”, disse Luan.

O estudante ficou entre os melhores da turma e 4.º ano da escola na Jornada de Matemática, o que deixou a professora Jacqueline Assunção muito contente. “Para as crianças é uma alegria estar entre os melhores e percebi isto no Luan. Este passeio é o fruto da dedicação dele, que é um menino muito cuidadoso e responsável com as atividades”, disse Jacqueline.

Em alta