Curitiba participou, no fim de semana (28 e 29/10), do Street Design Challenge 2023. A terceira edição do evento aconteceu simultaneamente nas cidades de Querétaro (México), Wuhan (China), Kortrijk (Bélgica), Mérida (Espanha), Montreal (Canadá), Belo Horizonte e Fortaleza (Brasil), integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco.
Pela capital paranaense participaram times da FAE, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) que se reuniram no Edifício Delta para desenvolver seus projetos inovadores. O desafio funcionou em forma de hackaton e os estudantes receberam um briefing detalhado de uma rua de outra cidade participante.
O tema deste ano foi Urbanismo Tático para Reduzir Ilhas de Calor nas Cidades. Durante o fim de semana eles tinham que desenvolver uma proposta para o local focados em aspectos como inovação, viabilidade, consideração dos fatores locais e eficácia em abordar o efeito de ilha de calor (zona de altas temperaturas).
Esta é uma estratégia de cooperação que visa destacar e amplificar as vozes dos designers na luta contra as mudanças climáticas, enfatizando o papel crucial do design na construção de um futuro sustentável.
O evento foi realizado pela Assessoria de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura de Curitiba e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. Os vencedores serão anunciados no dia 2 de dezembro.
Street Design
O Street Design Challenge é uma iniciativa anual, organizada pela cidade de Curitiba, Wuhan e Querétaro (todas cidades do Design da Rede de Cidades Criativas da Unesco), que busca envolver estudantes universitários em todo o mundo em questões críticas de design urbano. Ele fornece uma plataforma para jovens inovadores compartilharem visões e soluções para melhorar a qualidade de vida em nossas comunidades.
Rede de Cidades Criativas da Unesco
A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi estabelecida em 2004 com o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.
As cidades membros da rede trabalham juntas para compartilhar melhores práticas, fortalecer a participação na vida cultural, integrar a cultura em planos de desenvolvimento econômico e social, e colaborar ativamente em nível internacional.
Curitiba, uma cidade conhecida por sua inovação e design urbano progressivo, tem a honra de fazer parte desta rede desde 2014, reconhecida como uma Cidade do Design. Este título não apenas celebra o compromisso contínuo de Curitiba com a excelência em design e inovação urbana, mas também destaca seu papel ativo na promoção da criatividade como um catalisador para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida para todos os seus cidadãos. O Vale do Pinhão também é um exemplo das ações de Curitiba como uma cidade inovadora.