A Prefeitura de Curitiba inaugurou neste sábado (19) a primeira Estação de Sustentabilidade tipo 2 da cidade. Localizada na Vila Verde, Cidade Industrial de Curitiba, a estação pode receber, além de recicláveis como vidro e papel, também resíduos vegetais e da construção civil. Os recursos utilizados para a implantação foram através de emenda parlamentar do vereador Toninho da Farmácia.
Durante o evento, os moradores tasmbém receberam da Prefeitura as praças localizadas Rua Lydio Paulo Bettega e na Rua Augusto Waldrigues revitalizadas, com melhorias na pintura dos equipamentos do parquinho e colocação de alambrado ao entorno da cancha de futebol.
“Trata-se de uma mudança de comportamento, de conscientização da comunidade. Pretendemos deslocar cada vez menos resíduos dentro da cidade e evitar que alguns pontos, como é o caso da Vila Verde sejam transformados em depósitos irregulares de resíduos da construção civil. Estamos dando a alternativa para a destinação adequada”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet.
Instalada em um container marítimo com vida útil vencida, adaptado para a nova função, a estação do tipo 2 diferencia-se pelo espaço anexo com caçambas. A Estação da Vila Verde é a primeira da cidade que receberá os 12 tipos de materiais recicláveis (vidro incolor e colorido, papel branco, papelão, papel colorido, embalagem longa vida, plásticos, rótulos, tampas e garrafas pet, além de latas de alumínio, outros metais) e terá em anexo caçambas para o recebimento de material vegetal e de restos da construção civil.
A Estação da Sustentabilidade Tipo 2 faz parte do Sistema de Entrega Voluntária de Resíduos, que prevê a implantação de pelo menos uma estação em cada um dos 75 bairros de Curitiba. Foram desenvolvidos cinco modelos de Estações de Sustentabilidade, que serão utilizadas conforme o perfil da região em que a unidade for instalada e as classes de resíduos que receberá.
O espaço destinado a receber os detritos da construção e vegetação funcionará de segunda a sexta feira das 7h30 às 17h, sábados das 8h às 12horas, permanecendo fechada no domingo. O recebimento de recicláveis funcionará normalmente 24 horas por dia, todos os dias da semana. A administração dos detritos ficará a cargo da Associação de Catadores Terra Santa.
O vice presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Verde, Sandro Oliveira, conta que a comunidade sempre teve no descarte irregular de caliça um grande problema. ”Estamos localizados na beira do Rio Barigui e a região é utilizada assim irregularmente. Acredito que a comunidade local e a população em geral irão colaborar, colocando os entulhos no local correto”.
Mercedes Aparecida Ferreira, moradora do bairro há dez anos, agradeceu muito ao prefeito a implantação da estação próxima da sua casa. “Moro na ultima casa da Rua Lydio Paulo Bettega, tem de tudo descartado lá. Cansei de acordar com pilhas de lixo despejados ao lado na minha casa. Agora está uma maravilha e tudo será diferente”, comenta.
Participaram do evento o vereador Toninho da Farmácia, a secretária Municipal de Educação, Roberlayne Roballo, o secretário de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, o presidente do Partido Verde, Francisco Martin, o comandante do 20 BIB, Tenente Coronel Dávila, representantes do Sindicato da Construção Civi, da Associação das Empresas Paranenses de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil, administradores regionais e lideranças comunitárias da região.