Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação Social

Equipes do Resgate Social reforçam atendimento na madrugada

As equipes de assistentes e educadores sociais da Fundação de Ação Social (FAS) reforçaram o trabalho do Resgate Social de abordagem à população de rua em Curitiba nos últimos dias de frio intenso. Foto: Daniel Caron/FAS

As equipes de assistentes e educadores sociais da Fundação de Ação Social (FAS) reforçaram o trabalho do Resgate Social de abordagem à população de rua em Curitiba nos últimos dias de frio intenso. Com isso, 955 pessoas foram acolhidas em albergues da Prefeitura e de instituições conveniadas na noite desta terça-feira (23), uma marca recorde na cidade. Nos dias anteriores deste mesmo inverno, a FAS recebia aproximadamente 350 pessoas nos albergues mantidos pela Prefeitura.

O serviço de Resgate Social, que funciona 24 horas por dia, foi reforçado pelas equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) das nove regionais de Curitiba. Essas equipes permaneceram em busca ativa, percorrendo os locais de maior concentração de moradores de rua e os convidando a ir para os albergues, das 19 horas até 1 hora da manhã. “Acreditamos ter abordado todos os moradores de rua da região central da cidade chamando para que fossem passar a noite nos albergues. Aos que resistiram, procuramos atender com cobertores e outros donativos”, afirma a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

A Prefeitura de Curitiba colocou em prática um plano de atendimento emergencial abrindo novas vagas de acolhimento em equipamentos públicos. São 100 vagas adicionais na Central de Resgate Social (Rua Conselheiro Laurindo, 793, Centro), 20 na Casa de Acolhimento Rebouças (Rua Rockfeller, 1177, Rebouças), 50 no Centro POP João Dorvalino Borba (Av. Visconde de Guarapuava, 2674, Centro), 70 no Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho (Rua Engenheiros Rebouças, s/nº, Jardim Botânico), 60 no futuro Centro POP Boqueirão (Rua Padre Dehon, 2968, Boqueirão), e outras 50 vagas na Rua da Cidadania da Regional do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033, Pinheirinho). O ginásio do Tarumã também passou a receber, desde esta terça, outras 40 pessoas para acolhimento emergencial, podendo ter a capacidade aumentada conforme a demanda.

Ao todo, a Prefeitura de Curitiba tem disponível para a população em situação de rua 1.005 vagas de abrigamento, distribuídas entre equipamentos municipais (730 vagas) e conveniados (275). Em todos os equipamentos, serão ofertadas refeições quentes no jantar e café da manhã e, se necessário, almoço.

Por telefone

A Central 156 também registrou um aumento significativo de pedidos de abordagens a moradores de rua. Somente na noite desta terça-feira foram registrados 370 chamados com solicitações envolvendo o Resgate Social. Na segunda-feira (22), foram 238 solicitações. A média de solicitações em dias de temperatura mais amena é de 80.

Animais de estimação

Em uma ação inédita, a Prefeitura de Curitiba também está recolhendo os animais de estimação dos moradores de rua que buscam albergagem. Para isso, foi montado um canil no Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho, no Jardim Botânico, onde os animais podem ser alimentados e protegidos do frio.

Em alta