A “porta de entrada” nas 111 Unidades de Saúde em Curitiba é o atendimento feito por uma equipe de enfermagem. Como as Unidades de Saúde ofertam à população uma série de serviços, é necessário direcionar o paciente para o que ele realmente precisa, com o profissional ou procedimento mais adequado.
Nesse primeiro atendimento, o técnico em enfermagem avalia o relato dos sintomas do paciente, afere a pressão e realiza outros procedimentos básicos. “Isso determina a prioridade de cada caso, que pode demandar uma consulta imediata ou agendada com um médico ou enfermeiro, conforme a gravidade de cada situação”, explica o diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, Juliano Gevaerd.
Além do médico, é possível que o seguimento ao primeiro atendimento seja com outros profissionais da Unidade de Saúde, como enfermeiros, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos ou fisioterapeutas.
A equipe da enfermagem está habilitada, ainda, para executar procedimentos nos pacientes como avaliação de curativos, encaminhar dispensa de medicamento, encaminhamentos para grupos de controle do tabagismo, de atividade física, controle de diabetes e pressão arterial, agendar exames preventivos ou laboratoriais.
Primeiro atendimento agendado
O agendamento desse primeiro atendimento pode ser feito diretamente na unidade de saúde de referência do cidadão – em geral, a que fica mais próxima de sua casa - durante todo o horário de funcionamento, não sendo necessário chegar nas primeiras horas da manhã.
Também pode ser feito com dia e horas marcados, pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba, lançado em março de 2017. O aplicativo faz agendamentos para o primeiro atendimento com a enfermagem e com a odontologia nas 111 Unidades de Saúde de Curitiba.
“O Aplicativo Saúde Já Curitiba surgiu com a intenção de levar a Saúde para a palma da mão do curitibano. Atualmente, 65% dos atendimentos agendados pelo aplicativo são encaminhados e solucionados no mesmo dia”, destaca Gevaerd.
Desde que foi lançado até fevereiro deste ano, o Aplicativo Saúde Já Curitiba soma 322 mil downloads, 3,9 milhões de acessos e 475 mil agendamentos realizados.
Além do agendamento dos atendimentos, também emite a confirmação de encaminhamentos de consultas com especialistas, tem a carteira vacinal do usuário, informações sobre o pré-natal das gestantes e orientações para situações de emergências em saúde.
Pode ser instalado gratuitamente em smartphones ou tablets – tanto nas plataformas Android ou iOSe. Basta baixá-lo na App Store (aparelhos com sistema iOS) ou na Play Store (aparelhos com sistema Android). O acesso também pode ser feito via internet, na página saudeja.curitiba.pr.gov.br.
Quando procurar a Unidade de Saúde
A unidade de saúde é onde a pessoa faz o acompanhamento da saúde desde o pré-natal até a terceira idade.
Na unidade são ofertados serviços com diversos profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagens, dentistas, equipe multiprofissional (fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas) para atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento de doenças crônicas e atendimentos de situações que não são de emergências.
-Todo primeiro atendimento é feito com a equipe da enfermagem, que encaminha para os profissionais indicados para cada situação. Procure a Unidade de Saúde para:
- Consultas com os médicos. São marcadas conforme a prioridade de cada situação. As que tiverem maior gravidade serão atendidas com preferência;
- Atendimentos odontológico;
- Quando tiver pequenos problemas de saúde, como uma dor de cabeça, sintomas de resfriado ou gripe, diarreia, pequenos acidentes e escoriações (por exemplo, um joelho ralado, ou pequenos cortes).
- Precisar retirar de medicamentos receitados por médicos das Unidades de Saúde;
- Vacinas que constam no calendário vacinal do Ministério da Saúde;
- Acompanhamento do pré-natal das gestantes e o pós-parto, no Programa Rede Mãe Curitibana Vale a Vida;
- Coleta de exames laboratoriais, encaminhados para o Laboratório Municipal de Curitiba;
- Coleta de preventivos;
- Realização e manutenção de curativos;
- Participação em grupos de atividades físicas;
- Participação em grupos de controle do diabetes e da hipertensão;
- Participar de oficinas de planejamento familiar, alimentação saudável, higiene bucal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outros temas relacionados à saúde;
- Realizar testes para doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatite e sífilis.