Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação Social

Embaixatrizes da Ásia e Oceania visitam CRAS Nota 10

Representantes diplomáticos da Ásia e Oceania estiveram nesta quinta-feira (29) em visita à Fundação de Ação Social (FAS), para conhecer os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) Nota 10. Na FAS foram recebidas pela superintendente Maria de Lourdes Corres Perez San Roman. Curitiba, 29/03/2012 Foto:Irene Roiko/FAS

Representantes diplomáticos da Ásia e Oceania estiveram nesta quinta-feira (29) em visita à Fundação de Ação Social (FAS), para conhecer os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) Nota 10.

Na fundação, as autoridades foram recebidas pela superintendente Maria de Lourdes Corres Perez San Roman que explicou o funcionamento dos CRAS. “A cidade possui 45 CRAS e, em avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 15 dos 31 CRAS Nota 10 classificados em todo o país, são de Curitiba”, disse San Roman.

Jeff Harrison, da Australia e as embaixatrizes, Tri Pangestuti Sudaryomo (Indonésia) e Vitho Chrarungvat (Tailândia) conheceram o CRAS Vila Sandra e os serviços destinados à população em situação de vulnerabilidade social.

Os atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social atendem a pessoas que enfrentam problemas decorrentes da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos.

Os CRAS oferecem serviços e atividades que visam prevenir situações de risco, reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.

Serviços nos CRAS - Nos CRAS é possível fazer o Cadastro Único (registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios. Entre os programas oferecidos estão o Bolsa Família, PETI, ProJovem, Tarifa Social - Energia Elétrica, Carteira do Idoso - Transporte Interestadual).

Também o Atendimento social (acolhida e entrevistas; visitas domiciliares; concessão de benefícios eventuais como cesta básica, vale-transporte e fotos para documentação; elaboração do plano de ação e acompanhamento de cada família com prioridade às beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda.

A Fundação de Ação Social também faz a busca ativa das famílias prioritárias nos serviços e articulação, encaminhamentos para a rede socioassistencial, programas de convivência social e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários (para crianças e adolescentes, jovens, adultos e famílias, pessoas idosas e lideranças comunitárias) e promove a qualificação profissional (capacitação para desenvolvimento pessoal e ampliação das oportunidades de geração de trabalho e renda, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável de famílias e indivíduos).