A sorridente Fernanda Alves da Silva (9), aluna do 3º ano do ensino fundamental, resumiu como “inesquecível” a tarde que viveu com 30 colegas de classe da Escola Bento Mossurunga, no Alto Boqueirão, ao participar de atividade do projeto Horto é Amigo da Escola. O projeto é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação.
Com olhos vendados, as crianças fizeram uma visita guiada a uma réplica do Jardim das Sensações, do Jardim Botânico, montada num dos corredores da escola. O grupo, eufórico, pôde sentir os cheiros e as texturas de 20 espécies de plantas medicinais, nativas e exóticas. Entre elas, penicilina roxa, begônia branca, peixinho, orelha de lebre, periquito vermelho, vedélia, cebolinha e mil folhas.
Nenhuma fez mais sucesso que a hortelã. Ela foi a eleita, por unanimidade, como “a mais incrível” entre os pequenos. “Reconheci pelo cheiro! Minha mãe faz chá disso lá em casa!”, exclamou animada Keyzi Silveira de Souza (9). “A gente está acostumado o tempo todo a enxergar, é bom parar e usar outros sentidos”, refletiu a estudante.
A professora Rosângela Ferreira Alves (48), conta que os alunos estavam ansiosos pela experiência. “Eles estavam esperando o Horto há dois meses e agora que puderam passar uma tarde em contato com a terra e as plantas querem conhecer o Jardim das Sensações por completo, lá no Jardim Botânico”, que recebeu mais de 270 mil visitas em 2011.
Plantio de mudas - As crianças também plantaram mudas de manacá-mirim, que estão cultivando até que estejam fortalecidas e eles possam levá-las para casa. É assim que os meninos e meninas aprendem que o manacá-mirim é planta nativa da Paraná – e, como outras espécies, merece cuidados e proteção.
A professora já detectou que responsabilidade não falta às crianças no trato com as plantas. “Plantando uma pequena muda, a consciência ecológica aumenta e com certeza falam sobre isso em casa, informando também os mais velhos”, afirma Rosângela.
“Achei muito interessante, são plantas bonitas e cheirosas. A gente tem que respeitar as plantas e o meio ambiente e não jogar o lixo no chão”, avisou a aluna Emanuela dos Santos Silva (9), que vai plantar a muda de manacá-mirim no jardim de casa. “Vou plantar na minha casa porque lá nós vamos preservar a natureza!”, disse Cleiton Alves Gonçalves (10), que gostou de saber sobre a importância das árvores e como a diversidade pode deixar de existir se o lixo continuar a ser jogado em qualquer lugar.
“Lá em casa separamos o lixo orgânico e o reciclável. As plantinhas não vivem com lixo em volta”, afirma a sorridente Fernanda Alves da Silva (9). “Vou cuidar das plantas porque são muito importantes para o meio ambiente”, comentou João Vitor Moreira (9).
Lições de ecologia - Um bimestre antes da chegada do Horto é Amigo da Escola na Bento Mossurunga, os professores aproveitaram para repassar aos alunos diversos ensinamentos sobre a ecologia, ciclo da água, fotossíntese microclima e sustentabilidade.Também fizeram um curso de capacitação no Horto Ambiental para monitorar as crianças em tocar e tentar identificar as plantas.
Para as crianças, é uma aventura observar como o meio ambiente pode ser grande e como o influenciamos diretamente. Bióloga e monitora do projeto Horto É Amigo da Escola, Kamila Mendes Silveira (24) explica as reações dos alunos. “Aqui eles vêem na prática como podem criar o próprio clima”.
A resposta a essas ações de respeito à natureza vem rapidamente. “As crianças se apegam às plantas e não largam mais! Contam em casa sobre a experiência que tiveram e trazem para a escola o resultado”, comenta o diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff (47).
A co-redatora do projeto, Sonia Mara Ferraz de Oliveira (52), afirma que os estudantes desejam contar sobre a experiência do que aprenderam na teoria e na prática: “A escola é o difusor do conhecimento, aqui nasce o respeito com o meio ambiente que deve ser aprimorado dia após dia”.
O Projeto Horto é Amigo da Escola já está presente em 10 escolas municipais e atendeu mais de 400 crianças do ensino fundamental.