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Recorde na Educaçao

Curitiba triplica premiados na Olimpíada de Astronomia

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica com mostra de foguetes no Salão de Atos do Parque Barigui. Curitiba,14/12/2018. Fotos: Luiz Costa /SMCS.

A sexta-feira (14/12) foi dia de festa e homenagens para os 464 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba premiados na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Foram entregues 92 medalhas de ouro, 153 de prata e 219 de bronze. A cerimônia aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui e serviu também para homenagear professores e comemorar o recorde de premiados da rede que neste ano foi mais do que o triplo da edição anterior.

No ano passado, 135 estudantes receberam medalhas de ouro, prata e bronze pela participação nas competições. Em 2016, foram 94 estudantes de 13 unidades escolares. Os eventos são organizados pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para difundir o conhecimento astronômico e incentivar o interesse dos estudantes pela astronomia, astronáutica e ciências afins.

Paralelamente ao evento, no Salão Barigui, aconteceu a certificação dos 220 estudantes de 1º ao 5º ano, de quatro escolas municipais que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade teórica.   

“Para ser um cientista é preciso ter curiosidade e imaginação e vocês parecem reunir essas qualidades. Por terem professores que acreditaram na proposta é que vocês chegaram até aqui”, disse a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier.

As provas da OBA e MOBFOG foram realizadas nas escolas em 18 de maio, porém a premiação coletiva foi promovida para valorizar a dedicação de estudantes e seus professores durante o processo. “Foi a minha primeira medalha de ouro e sempre que eu olhar para ela vou lembrar o quanto eu aprendi na escola”, disse o estudante da Escola Municipal Paulo Rogério Esmanhoto, Davi Moteque, 9 anos.

Para Maria Eduarda Micheueski, 8 anos, da Escola Municipal Maria Augusta Jouve, receber a medalha a fez acreditar no que ela é capaz de fazer. “Eu posso construir foguetes, aprender sobre o espaço e equipamentos”, disse Maria Eduarda. “A medalha é legal, mas divertido mesmo, foi lançar os foguetes que a gente construiu”, completou a estudante.

Logo após a premiação, os curitibinhas participaram de uma sessão de lançamento de foguetes que foram confeccionados durante as práticas de Ciências e Tecnologias.

Instituições públicas

Neste ano, 6.139 estudantes de instituições públicas de Curitiba participaram da OBA, sendo 5.204 estudantes da rede municipal. Na MOBFOG, foram 2.183 estudantes de instituições públicas de Curitiba, sendo 2.161 de escolas municipais.

A maior participação dos curitibinhas nas competições é reflexo do investimento que a secretaria Municipal da Educação fez na formação dos professores, por meio do programa Veredas Formativas, e nas práticas de Ciências nas escolas.

“Tão importante quanto o resultado dos estudantes foi o grande envolvimento das escolas e dos professores que acreditaram na proposta da Secretaria Municipal da Educação para aprofundar os conhecimentos com foco no letramento científico”, disse Kelly Dayane Aguiar, da equipe da gerencia de educação integral.

As competições

A OBA e a MOBFOG são competições nacionais, realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) para estimular o interesse das crianças e dos jovens ao tema.

Neste ano, a OBA contou com a participação de 774.232 estudantes de 8.456 escolas públicas e privadas de todo o país.

Na OBA, os estudantes responderam uma prova de conhecimentos específicos de Astronomia, conforme o nível de escolaridade dos estudantes. Já na MOBFOG, o desafio é construir e lançar foguetes, de quatro tipos diferentes, também conforme o nível do estudante.

Em ambos os casos, antes de serem avaliados os estudantes participam de práticas de estudo e pesquisa, com atividades colaborativas, de investigação e construção de conhecimentos entre professores e estudantes.

Robótica

Neste ano, pela primeira vez, estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais de Curitiba participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade teórica. A competição é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, voltada aos estudantes das escolas públicas e privadas, do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional.

As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil e o objetivo é estimular crianças e jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem.

Participaram desta categorias estudantes das Escolas Municipais CEI Wanderley Dias, Ulisses Falcão Vieira, Belmiro César e José Lamartine. Todos receberam certificados e participaram de uma tarde de desafios e troca de aprendizagens. “Comemoramos a integração dos conteúdos de  Língua Portuguesa, matemática e tecnologias e cujos resultados são estudantes mais investigativos, revolvedores de problemas, argumentativos e produtores de texto”, avaliou Michelli Felíciano, da equipe da gerência de educação integral.

As iniciativas que renderam premiações e reconhecimento aos estudantes foram resultado do trabalho do programa Veredas Formativas, de formação do professores da rede municipal, realizados em parceria com a Uninter.

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