Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Curitiba ganha novo jardinete no bairro São Braz

Inauguração de jardinete no bairro São Braz, homenageia um importante líder comunitário da região. O marceneiro João Salvador, que morou durante mais de quatro décadas em frente ao local onde foi instalado o jardinete, conquistou muitas benfeitorias para a comunidade. Curitiba, 28/06/2012 Foto:Brunno Covello/SMCS

Um jardinete inaugurado nesta quinta-feira (28), no bairro São Braz, homenageia um importante líder comunitário da região. O marceneiro João Salvador, que morou durante mais de quatro décadas em frente ao local onde foi instalado o jardinete, conquistou muitas benfeitorias para a comunidade.

Durante mais de 20 anos, ele manteve uma horta comunitária que abastecia toda a vizinhança de hortaliças, legumes e feijão. Também plantou aproximadamente 40 árvores silvestres e frutíferas, sendo quatro araucárias. O jardinete fica na esquina das ruas Frederico Parize e Miguel dos Santos.

“Hoje temos aqui o resultado de tudo o que ele plantou”, disse o filho do homenageado, o administrador Niltom Salvador. “Mais do que os pinhões que são divididos por todos os vizinhos, ele nos deixou seus bons exemplos que são seguidos pela família e pelos que o conheceram”, afirmou Niltom.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, comentou que o jardinete soma-se às mais de mil praças e outros jardinetes da cidade, que conta ainda com 25 parques e cinco reservas particulares de patrimônio natural, o que significa aproximadamente 25 milhões de metros quadrados de área verde.

“Este espaço, mais do que uma importante função ambiental e de lazer, é uma demonstração de respeito que temos às pessoas que, como João Salvador, ajudam a construir a cidade”, disse Marilza.

O homenageado - Catarinense radicado em Curitiba, João Salvador morou desde 1973 na Vila Jussara, São Braz. Ali ajudou a fundar a Associação de Moradores e fez de sua liderança o impulso para conseguir antipó e várias outras melhorias urbanas. Hábil marceneiro, João ensinou artesanato aos idosos da paróquia. Faleceu em 1999, aos 78 anos.

Também participaram da inauguração o vereador Aldemir Manfron e a administradora regional de Santa Felicidade, Inês Hartl, além de lideranças comunitárias da região.