A Prefeitura de Curitiba realizou, na noite desta quinta-feira (10/11), a formatura da turma de 2022 do Programa Bom Negócio – Vale do Pinhão, que certificou 124 empreendedores agora capacitados para alavancar seus empreendimentos e ideias em uma nova cultura de negócios, voltada a gestões mais eficientes, com forte presença digital.
Os empreendedores formados em 2022 receberam 237 certificações nos três cursos ofertados. Este ano, o programa foi marcado pelo retorno das aulas presenciais e renovação: além formação no curso Empreendedor Bom Negócio, foram criados os cursos de Startup e Tecnologia.
Um dos formados é o Claudemir Souza, 43 anos. Ele ingressou no programa como doutor em Biologia Molecular e, com apoio do Bom Negócio, agora também é CEO e fundador da startup Equalis Solutions.
“Recebo meus certificados no mesmo dia em que recebi a confirmação da criação da CNPJ da minha startup. A emoção é duplicada. Tenho muito orgulho e é gratificante celebrar a realização de um projeto que está se consolidando graças ao apoio do Bom Negócio”, diz Souza.
Ele se inscreveu no programa com o objetivo de produzir e colocar no mercado testes rápidos de monitoramento da presença de metais pesados em amostras ambientais. “Sou cientista e não tinha informação nenhuma sobre empreendedorismo. Aprendi nos trabalhos em equipe sobre como comunicar minha ideia. Assim, com mais três sócios, a empresa hoje é uma realidade”, comemora.
Souza está entre as 5.117 pessoas que o Bom Negócio já preparou para a gestão empresarial. “É uma alegria muito grande celebrar os êxitos dos participantes. Agradeço imensamente a cada parceiro, cada professor, todos que contribuem para a realização do programa”, diz a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.
Oferecido de forma gratuita pela Prefeitura e a Agência Curitiba, o Bom Negócio é realizado em parceria com a UFPR, UniCuritiba, Uninter, Universidade Positivo, com o Sebrae-PR, Kenzie Academy, Isae e a plataforma EADSimples.
Experiências exitosas
Durante o evento, o CEO e fundador da Pinati Snacks, Waldomiro Pinati, fez uma palestra e dividiu suas experiências no empreendedorismo com os formandos.
Ele contou os desafios e sucessos desde que começou a comercializar barras de cereais feitas por um casal de amigos, em 2013, até se chegar à indústria que renovou o setor, ao investir mercado de snacks saudáveis. Atualmente, os produtos da empresa são comercializados em mais de 10 mil pontos pelo Brasil.
A responsável pelo programa Bom Negócio, Daniela Vitório Del Puente, celebrou o sucesso de mais uma turma formada. “Nosso objetivo é que dar suporte para que ideias inovadoras se transformem em negócios e startups de impacto, que mudem o dia a dia das pessoas”, destacou.
Negócios expandidos
A microempresária Luciane Invanike, 41 anos, recebeu seus certificados sob o olhar das filhas, Daniela, 16 anos, Alice, 12, e Catarina, 9. As três auxiliam a mãe na entrega dos seus produtos de panificação.
Luciane criou a Piec Pães Artesanais em 2020, no início da pandemia, para assegurar renda. Em 2021, venceu o Prêmio Empreendedora Curitibana na categoria Microempresário Individual (MEI). Foi a partir da premiação promovida pelo Vale do Pinhão que conheceu o Bom Negócio.
Com os aprendizados no programa, ela deixou de vender apenas B2C (do negócio para o consumidor final) e agora faz B2B (negócios entre negócios), fornecendo seus produtos para lanchonetes e cafeterias.
“É praticamente uma pós-graduação. Achei tudo fantástico, tivemos aulas em várias universidades, com professores excelentes. As aulas de Marketing me ajudaram a formatar novos produtos, como o clube de assinatura. Com o curso de Startups, vi que posso expandir e, com parcerias, aumentar a produção e distribuição para outras cidades”, conta a empreendedora.
Presenças
Também participaram da formatura do Programa Bom Negócio – Vale do Pinhão: o diretor da Agência de Inovação da UFPR, Pedro Henrique de Cademartori; o gestor da Incubadora de Inovação da UFPR, Maico Ornelas; o coordenador da Business School – Universidade Positivo, Luiz Pinheiro; a professora da Uninter, Grazielle Ueno Maccoppi, e mentores.
O Bom Negócio
Criado em 2005 e retomado em 2018 pela gestão do prefeito Rafael Greca, o programa Bom Negócio – Vale do Pinhão é desenvolvido pela Agência Curitiba e oferta, gratuitamente, formação fundamentada em um novo conceito de mercado, sociedade e economia, voltado quem já empreende, deseja empreender ou dar primeiros passos no setor de Tecnologia com a carreira de programação.
O participante pode se inscrever em todos os módulos dos três cursos - Empreendedor Bom Negócio, Startups e Tecnologia – ou cursá-los separadamente, tendo direito a certificados.