Experiências de sucesso de Curitiba no controle do desperdício, na recuperação de recursos naturais e em intervenções urbanas sustentáveis como cidade inteligente serão destaques na Cúpula Mundial de Prefeitos C40. A partir desta segunda-feira (17/10), o prefeito Rafael Greca estará em Buenos Aires (Argentina) para participar do fórum internacional, onde irá se reunir com outros prefeitos de cidades que compõem a rede C40 (Grupo de Grandes Cidades para Liderança Climática).
“Curitiba é sustentável, humana e inteligente, pois em nossa gestão a capital recuperou seu DNA de inovação, mas agora alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), pois uma cidade só é inovadora e sustentável quando melhora e facilita a vida das pessoas. Tudo isso, estaremos compartilhando na Cúpula Mundial de Prefeitos C40", afirma Greca, que antes de embarcar para a Argentina, nesta segunda-feira (17/10), transferiu oficialmente o comando da capital para o vice-prefeito Eduardo Pimentel.
O C40 World Mayors Summit é um encontro trienal e irá ocorrer até sexta-feira (21/10) na capital argentina de forma presencial e virtual. Além de prefeitos de quase 100 cidades do mundo, estarão presentes diretores de empresas, influenciadores globais, filantropos, cientistas e jovens líderes de movimentos pela sustentabilidade.
O secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias; e o secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel, acompanham o prefeito durante o evento internacional.
O encontro em Buenos Aires antecede a COP27, que acontece no Egito, em novembro, e deve trazer à pauta soluções e necessidade de atenção em relação à “recuperação verde” das cidades após a pandemia da covid-19; o bem-estar nas cidades; e os investimentos em ações para conter as mudanças climáticas.
Economia circular
Curitiba está entre os destaques da programação do C40 Summit com várias iniciativas da Prefeitura contra o aquecimento global. Em compromissos na Prefeitura de Buenos Aires, na terça-feira (18/10), Greca irá falar, ao lado do prefeito da capital argentina, Horacio Larreta, sobre economia circular, compartilhando experiências de sucesso de Curitiba no controle do desperdício e na recuperação de recursos naturais.
Em seguida, a comitiva curitibana apresentará projetos como o Rosto da Cidade, de revitalização urbana focado na região central; e Bairro Novo do Caximba, considerado a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba e o primeiro bairro inteligente do Brasil. As obras das primeiras 752 novas casas do local já começaram este mês.
A economia circular está entre as estratégias do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), resultado dos esforços do Grupo de Trabalho do Clima que reúne 12 instituições coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Ippuc.
Para acelerar a missão de transição rumo à economia circular, Curitiba assinou um termo de cooperação técnica com a Fundação Ellen MacArthur. A cidade tem um histórico de ações de sustentabilidade e é a capital brasileira que mais recicla. Para manter o título, em 2022, retomou a campanha da Família Folhas.
Parceria ampliada
A C40 Summit vai ser palco ainda do anúncio de mais uma parceria de Curitiba com a Rede C40: a adesão da capital paranaense ao compromisso do Caminho ao Lixo Zero, com ações que contemplam o tratamento de, pelo menos, 30% dos resíduos orgânicos e a redução das emissões de descarte de resíduos em, também, pelo menos, 30%.
A cidade já é parceira da Rede em outros compromissos, além de ter sido contemplada com investimento para o desenvolvimento de projetos como o Curitiba Mais Energia e a Pirâmide Solar do Caximba, que já está em obras.
Hóspede de Honra
Na quinta-feira (20/10), Greca participará da abertura oficial da Cúpula Mundial de Prefeitos C40, quando irá se encontrar com o prefeito de Milão (Itália), Giuseppe Sala; e o prefeito de Miami (EUA), Francis X. Suarez. Também estão programadas visitas técnicas ao Centro de Informação e Formação Ambiental (CIFA), Reservatório Cildañez e ao Bairro Padre Mugica.
Durante o fórum da C40, Greca será homenageado com o Diploma de Hóspede de Honra de Buenos Aires.
Mobilidade
A comitiva de Curitiba marca presença, ainda, no evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos painéis “Grandes Metrópoles” e “Mobilidade Sustentável”, que apresentam como a capital paranaense está disseminando o uso de energias sustentáveis. Além dos investimentos em tecnologias e iniciativas voltadas à eficiência energética, ao consumo consciente, à geração de energias renováveis e à mobilidade urbana sustentável. Entre os programas citados estarão Curitiba Mais Energia e Mobilidade Urbana Sustentável.
Sobre a C40
A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) é um grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo, além de líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática. A rede representa mais de 582 milhões de pessoas e reflete um quinto da economia global. Os prefeitos participantes estão à frente de exemplos bem sucedidos e acostumados com abordagens colaborativas de trabalho que são baseadas na ciência; estas características são essenciais para ajudarem a construir ambientes saudáveis, sustentáveis, equitativos e resilientes para todos.