Ampliar o diálogo com todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e criar políticas públicas de desenvolvimento conjunto entre a capital e os municípios vizinhos são ações que têm norteado o trabalho da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (SMAM).
A assinatura de convênios de cooperação técnica entre as prefeituras foi o primeiro passo para que um planejamento, que envolve diversas áreas da administração pública, pudesse ser iniciado pela secretaria. Atualmente, 23 dos 29 municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba possuem algum tipo de convênio com a capital.
“Queremos através da conversa franca propor políticas públicas que sejam benéficas a todos os envolvidos no processo. Curitiba não quer impor políticas públicas. Quer levar em conta a opinião dos demais municípios da RMC. Esta é a integração que buscamos, através de diversas reuniões e aproximação com as prefeituras vizinhas”, explicou o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado.
Segundo ele, o principal avanço da secretaria nestes primeiros meses de gestão foi conseguir maior proximidade com outras prefeituras, colocando as secretarias de Curitiba com as portas abertas para a troca de informações e de ideias em vários segmentos. “O diálogo com a RMC é uma determinação do prefeito Gustavo Fruet. Muitas vezes as políticas eram impostas por Curitiba para municípios vizinhos. Hoje buscamos conversar para resolver problemas”, disse Prado.
Convênios
Através desta política de integração estão ocorrendo avanços em diversas áreas para o desenvolvimento de toda a região metropolitana. Destaque para o Consórcio Intermunicipal de Saúde; Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), na área do meio ambiente, e também para a implantação do programa Metrogeo (Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas), que é desenvolvido pelo Ippuc. Atualmente. o Metrogeo reúne 18 municípios em diferentes níveis de participação. “Queremos disponibilizar para as prefeituras uma ferramenta para o gerenciamento de equipamentos públicos com informações precisas e um rápido nível de atualização”, disse Prado. O sistema de georreferenciamento é usado em Curitiba há mais de uma década, porém não é realidade na maior parte da RMC.
Na área de abastecimento, os convênios de cooperação resultaram até agora na implantação de unidades próprias do programa Armazém da Família em cinco municípios: Agudos do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Fazenda Rio Grande e Bocaiuva do Sul. Campo Magro e Almirante Tamandaré também são beneficiados com a utilização da estrutura de Curitiba.
O esporte também é fator de interação e, por isso, a secretaria tem desenvolvido projetos nesta área. No primeiro semestre de 2013 foi realizada a 4ª Copa da Integração Metropolitana, que contou com a participação de 15 cidades da RMC, tendo Piên como campeão. A Copa Metropolitana na modalidade feminina foi lançada neste ano e ainda está em disputa. Outro importante evento esportivo foi a realização das provas de revezamento de corrida e ciclismo das Nascentes do Rio Iguaçu, com têm percurso de 108 quilômetros passando por nove municípios da Região Metropolitana.
Valfrido Prado ressalta que os convênios de cooperação técnica assinados entre as prefeituras da RMC dão ao Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) a possibilidade de realizar cursos de capacitação para servidores de municípios vizinhos, o que auxilia na formação destes profissionais e para a implantação nestas cidades de programas desenvolvidos na capital. “Na área administrativa, os servidores de outros municípios podem participar dos cursos de capacitação juntamente com os servidores de Curitiba. Estamos disponibilizando vagas para vários cursos que estão dentro do catálogo de cursos do Imap”, explicou Prado.