A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, esteve nesta quarta-feira (22) na Câmara Municipal de Curitiba para falar sobre a importância da doação de parte do imposto devido da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA). Os contribuintes brasileiros têm até a próxima quinta-feira (30) para entregar o documento e quem opta pelo preenchimento do modelo completo pode doar até 3% do imposto devido ao Fundo.
“A ideia é que disseminemos essa possibilidade e por isso é muito importante que tenhamos verdadeiros multiplicadores em todas as frentes. Nossa expectativa é que os recursos que venham do Imposto de Renda dos contribuintes possam ajudar mais de 100 mil crianças e adolescentes”, disse Marcia.
Segundo ela, em Curitiba são mais de 200 instituições sociais que acessam ao Fundo. “Esse recurso é direcionado e administrado por um conselho formado por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos. Sendo assim, o destino do dinheiro é amplamente discutido, o que dá segurança ao contribuinte de que sua doação vá de fato para projetos que beneficiam milhares de crianças e adolescentes”, afirmou a presidente da FAS.
De acordo com a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucélia Lecheta, é importante que essa campanha de doação seja amplamente divulgada. “Hoje contamos com uma plataforma segura, fácil e legal para direcionar o imposto devido, que já iria para um caixa único da Receita Federal, a projetos e entidades que prestam um trabalho social para quem realmente precisa”, disse.
Como doar
1. Optar pelo preenchimento da declaração no modelo completo;
2. Após o término do preenchimento clicar em “Resumo da Declaração” > “Cálculo do Imposto” e informar quanto será o seu Imposto Devido. Atenção: você pode destinar até 3% deste valor;
3. No link “Resumo da Declaração” > “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e logo depois em “Novo”;
4. Escolha pelo fundo MUNICIPAL para fazer a destinação do seu imposto;
5. Insira o estado UF (PR-Paraná) e nome do município (Curitiba);
6. Fique atento ao item “Valor disponível para doação” para saber qual é a quantia máxima da sua destinação. O valor é calculado pelo sistema de maneira automática;
7. Opte pelo valor da sua destinação;
8. Clique (na barra lateral) em “imprimir”;
9. No item “Doações Diretamente na Declaração – ECA” você poderá imprimir ou salvar a DARF em seu computador; O contribuinte tem até o dia 30/04/2015 para efetuar o pagamento da DARF.