Curitiba deu um importante passo para facilitar a abertura de empresas. Nesta quarta-feira (20/07), na Prefeitura, foi anunciado o lançamento da primeira fase de implementação da Redesim. Agora, é possível consultar a viabilidade do imóvel para um negócio em 48 horas e com um envio único de documentos ao site da Junta Comercial.
A Redesim integra as plataformas dos diferentes órgãos consultados para emissão de um alvará comercial. O prefeito Rafael Greca salientou que a Redesim é um dos pontos do plano de governo e que, até o fim de 2017, estará totalmente implantada. “A cidade precisa dos empresários, do dinamismo da economia e da agilidade”, falou o prefeito aos convidados. “Não se pode penalizar a sociedade como um todo pelo medo do velho fantasma da burocracia”, ressaltou Greca.
Com a Redesim instalada, será desativada a antiga Consulta Prévia de Localização (CPL), que vai dar lugar à Consulta Prévia de Viabilidade. A consulta será feita online, através do site da Junta Comercial do Paraná, e terá resultado em 48 horas.
A emissão das CPLs foi um gargalo burocrático herdado da gestão anterior. O secretário Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, lembrou que no início do ano a consulta chegava a demorar 40 dias. “Quando assumimos a gestão, quatro mil processos de CPLs estavam acumulados, mas superamos essa dificuldade com mutirões e empenho e agora apresentamos uma solução definitiva”, disse o secretário. O tempo de espera para o resultado das CPLs foi reduzidos de 40 para sete dias no primeiro semestre.
O presidente da Junta Comercial, Ardisson Naim Akel, enalteceu o envolvimento com as secretarias da Prefeitura e mostrou otimismo quanto ao sistema. “A Redesim nada mais é do que uma revolução silenciosa, que oferece uma porta única de entrada de documentos”, disse Akel.
Também participaram o assessor de informação e tecnologia, Leandro Vergara Raimundi, o consultor do Sebrae, Vinícius Milani, o comandante dos Bombeiros, Fabio Mariano de Oliveira, e o vereador Mauro Bobato.
Primeira fase
Na primeira fase de instalação da Redesim, os interessados em abrir um negócio poderão fazer um único envio de documentos, pelo portal da Junta Comercial. Os dados relativos ao imóvel serão encaminhados automaticamente para a Secretaria Municipal do Urbanismo, que poderá afirmar se o local está apto para comportar o negócio. O resultado sairá em 48 horas.
O sistema foi produzido em conjunto com a Secretaria de Informação e Tecnologia e demais parceiros e passará por uma fase de teste até que todos os detalhes sejam ajustados.
Na segunda fase, os empreendedores poderão solicitar as certidões do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e secretárias do Meio Ambiente também pelo sistema.