Há 30 anos, Curitiba ganhou uma modalidade alternativa de transporte, com o lançamento da linha Circular Centro. Os micro-ônibus brancos, que contornam a malha central da cidade, facilitam o deslocamento de quem faz percursos curtos para compras e passeios na região central.
A tarifa, que no Sistema Integrado de Transporte custa R$ 2,50, no Circular Centro é diferenciada, e custa apenas R$ 1,50. Além de facilitar o acesso das pessoas aos pontos de interesse no centro da cidade, a parada dos ônibus em alguns pontos, como praças, remete à história urbana de Curitiba, a partir de construções ou monumentos de épocas diversas.
A linha começou a funcionar em 10 de setembro de 1981 e hoje transporta 46 mil passageiros por mês. São oito micro-ônibus na frota. Três deles fazem o percurso no sentido horário e os outros cinco atendem a linha no sentido anti-horário.
Segundo dados da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, que gerencia o sistema de transporte urbano, no sentido horário o movimento mensal de usuários é de aproximadamente 11,5 mil passageiros nessa linha, nas 87 viagens diárias. Já no sentido anti-horário, são aproximadamente 35 mil pessoas que mensalmente utilizam os micro-ônibus que diariamente realizam 113 viagens.
Rapidez e conforto – Os micro-ônibus fazem percursos, nos dois sentidos, passando por locais estratégicos, como centros comerciais e endereços de prestação de serviços, facilitando o dia a dia de quem tem dificuldade em encontrar vaga para estacionar na rua com o veículo próprio, ou mesmo pagar preços elevados nos estacionamentos particulares.
A linha funciona ininterruptamente, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h30, e aos sábados, das 6h30 às 13h30.
No sentido horário, três ônibus atendem o público com frequência de dez minutos em média, completando o percurso em 30 minutos. Esse percurso começa na rua Alfredo Bufren (praça Santos Andrade), e prossegue, numa extensão de 4.798 metros, pelas ruas Amintas de Barros e Tibagi, avenida Sete de Setembro, rua Alferes Poli, praça Ruy Barbosa, rua Visconde de Nacar, avenida Vicente Machado (praça Osório), alameda Cabral, rua Cruz Machado, praça Tiradentes e travessa Tobias de Macedo, por onde retorna ao ponto inicial.
Quem embarca nesse trajeto, chega rapidamente à Rodoferroviária de Curitiba, desembarcando no primeiro ponto da avenida Sete de Setembro, logo depois de o ônibus dobrar à direita, vindo da rua Tibagi. Na mesma avenida, para chegar facilmente a um centro comercial próximo à praça Eufrásio Correia, o desembarque é no ponto que fica em frente, na avenida Sete de Setembro.
A parada na praça Ruy Barbosa permite ao passageiro chegar rápida e facilmente à Rua da Cidadania Matriz, onde também funciona o Mercado Central e o Restaurante Popular, que serve almoço a um real, nos dias úteis.
O ponto da praça Osório garante fácil acesso ao comércio da redondeza, em especial o instalado ao longo do calçadão da avenida Luís Xavier e da rua XV de Novembro, enquanto desembarques na praça Tiradentes permitem observar a Catedral Basílica Menor, que está sendo restaurada.
Já no sentido anti-horário, os cinco micro-ônibus, com intervalos de oito minutos entre um e outro carro, fazem um percurso de 8.216 metros, completado em 35 minutos, em média. O ponto de partida é na praça Dezenove de Dezembro, no fim da rua Riachuelo.
O circuito do micro-ônibus no sentido anti-horário inclui as ruas Inácio Lustosa e Trajano Reis, por onde chega ao Setor Histórico, com embarques e desembarques na praça Garibaldi, defronte à sede da Sociedade Garibaldi, na esquina com a avenida Jaime Reis.
Os ônibus prosseguem pela alameda Doutor Muricy, e dobram à direita na rua Cândido Lopes. O ponto fica em frente à Biblioteca Pública do Paraná. Dali em diante, seguem pela alameda Doutor Carlos de Carvalho e ruas Visconde de Nacar e Comendador Araújo.
O percurso segue pela rua Desembargador Motta, onde, na esquina com a rua Emiliano Perneta, o desembarque leva a dois centros comerciais próximos. Continua pela pista lateral da avenida Sete de Setembro, com diversas paradas, inclusive, defronte à praça Eufrásio Correia, onde está o prédio da antiga estação ferroviária.
Já na avenida Presidente Affonso Camargo, a linha tem um ponto defronte à Estação Rodoferroviária, e é onde inicia o retorno, com embarques e desembarques na pista oposta da avenida, no ponto embaixo do Viaduto do Capanema.
O roteiro prossegue pela rua Doutor Faivre, avenida Sete de Setembro, rua Mariano Torres até o encontro com a rua Presidente Carlos Cavalcanti – onde está o Largo Bittencourt e a sede do Círculo Militar do Paraná -, para então retornar à rua Riachuelo e o ponto inicial.