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Cidade argentina instala seu '156' com base em programa de Curitiba

A cidade de Rosário, na Argentina, colocou em operação neste mês uma central de atendimento à população inspirada na experiência do serviço 156 da Prefeitura de Curitiba. Foto: Divulgação

A cidade de Rosário, na Argentina, colocou em operação neste mês uma central de atendimento à população inspirada na experiência do serviço 156 da Prefeitura de Curitiba. O projeto faz parte do programa “Cidades Espertas na América Latina: Desenvolvimento Integrado de Serviços de Atendimento ao Cidadão” e foi realizado através de uma cooperação técnica entre as duas cidades. A ação teve o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.

O convênio entre Curitiba e Rosário foi iniciado em maio de 2013 e contou com visitas técnicas de servidores argentinos à capital paranaense e a ida de servidores curitibanos à cidade da Província de Santa Fé.

O Serviço de Atenção ao Cidadão para a Mobilidade, de Rosário, é feito pelo número telefônico 147 e é destinado a consultas de informações e registros de reclamações sobre transporte público urbano, transporte escolar e trânsito. O serviço unificou e integrou todos os meios de solicitação de informações do governo municipal. O atendimento está disponível 24 horas por dia, como acontece em Curitiba.

“Foi muito positivo este intercâmbio com a cidade de Rosário. Desejamos sucesso ao serviço 147”, diz o secretário do Governo Municipal de Curitiba, Ricardo Mac Donald Ghisi. Ele conta que a capital paranaense está aprimorando ainda mais o serviço 156. “Estamos investindo cada vez mais no atendimento com novas tecnologias para internet e celular, para atingir um público ainda maior na cidade”, confirma.

Segundo Florencia D'Arrigo, coordenadora da Equipe de Melhora Contínua de Rosário, o novo serviço de atendimento da cidade permitirá melhorar a comunicação com os cidadãos, levando informação e recebendo reclamações. “Com a abertura deste canal, as chamadas podem gerar uma série de ações do poder público para que o cidadão receba uma resposta adequada, seja uma informação ou a solução de problema relatado, o que requer um grande trabalho de integração e coordenação de todas as áreas”, afirma.

Participaram do intercâmbio com a cidade de Rosário a equipe o diretor do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria do Governo Municipal (SGM), João Carlos Diorio, responsável técnico do projeto; o diretor de Mídias Sociais e Internet da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Marcos Giovanella; a assessora técnica da Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT) Elziane Cazura Xavier; o coordenador do Centro de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba (Urbs), Júlio Paulo de Jesus Panício; Roseli Terezinha Bogoni, do Departamento de Programas e Projetos da SGM; Fernanda Cassiano, analista de projetos da Agência Brasileira de Cooperacão do Ministério das Relacões Exteriores; e Antonio Cruvinel, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

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