Lideranças comunitárias, servidores e representantes dos órgãos que compõem a Casa da Mulher Brasileira e a Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência participaram nesta sexta-feira (25) do ciclo de palestras que marcou o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher - 16 Dias de Ativismo.
A secretaria municipal da Mulher, Roseli Isidoro, recebeu os 80 participantes e destacou o trabalho na Casa da Mulher Brasileira no enfrentamento à violência contra as mulheres na capital do estado. "Todas as ações e programas que foram realizados nesta gestão, assim como a criação da Secretaria Extraordinária da Mulher, só foram possíveis pela orientação e determinação do prefeito Gustavo Fruet”, disse.
Na oportunidade, os presentes puderam conhecer a Unidade Móvel de Enfrentamento À Violência Contra a Mulher, além de debater o Programa de Políticas Públicas "Mulher Viver sem Violência" e como funciona o atendimento nos bairros de Curitiba, RMC e Litoral.
Estiveram presentes o diretor do IML, Carlos Peixoto; a médica legista e ginecologista Maria Letícia Fagundes; a procuradora de Justiça, Rosangela Gaspari; a deputada federal Christiane Yared; a promotora de justiça Eliane Munhoz; a juíza Márcia do Rocio Borges, representando as desembargadoras Lenice Bodstein e Denise Kruguer; e de vereadoras e ativistas.
Histórico
O Dia de Internacional da Não Violência contra a Mulher foi instituído em 1999, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em homenagem às “Mariposas”. Durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo. O Brasil aderiu à Campanha em 2003.
No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país.