Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Feriado

Celebração de Corpus Christi espera 15 mil fiéis e altera trânsito na região central

Mais de 15 mil fiéis são aguardados em Curitiba para a celebração da solenidade de Corpus Christi, nesta quinta-feira (26). Ilustração: Antonio Carlos Patitucci/SMCS

Mais de 15 mil fiéis são aguardados em Curitiba para a celebração da solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira (26). Na região central, a celebração acontece a partir das 14 horas em frente à Catedral e é seguida de procissão pela Av. Cândido de Abreu até o Centro Cívico. O trajeto contará com a decoração de 1,8 mil metros de tapetes confeccionados por mais de 2 mil fiéis. O tema das decorações neste ano é o Ano Santo da Misericórdia da Igreja Católica.

A procissão é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A programação em Curitiba conta, no período da manhã, com celebrações em diversas paróquias. Desde 2005, a procissão é realizada na Av. Cândido de Abreu.

O percurso é marcado pelo tapete artesanal entre o Obelisco de Nossa Senhora da Luz, ao lado da Catedral, até a praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu. Os lotes, com cerca de 15 metros cada, são divididos entre os voluntários das comunidades da arquidiocese com dois meses de antecedência da solenidade. Cada espaço fica sob a responsabilidade da comunidade inscrita com a equipe organizadora do evento. 

Trânsito

Por causa da procissão realizada pela Arquidiocese de Curitiba, serão realizados bloqueios e desvios de trânsito na região central da cidade nesta quinta-feira.

A partir das 7 horas, haverá bloqueios no cruzamento da Praça Rio Iguaçu com o início da Av. Cândido de Abreu e Rua Dep. Mário de Barros. Também haverá bloqueios totais nos seguintes cruzamentos: Rua Mauá com a Rua Campos Sales; pista lenta sentido Centro da Av. João Gualberto com as ruas Augusto Severo e Mauá; Rua Lysimaco Ferreira da Costa com Av. Cândido de Abreu.

Entre 14h30 e 16h30, haverá bloqueios totais na Praça Tiradentes no cruzamento com a Travessa Tobias de Macedo e com a Rua Monsenhor Celso, e no cruzamento das ruas Cruz Machado e Do Rosário.

A missa acontecerá às 15 horas em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, com saída da procissão prevista para as 16h30. Haverá bloqueio total de todos os cruzamentos da Rua Barão do Serro Azul e a procissão seguirá pela pista central da Av. Cândido de Abreu – as pistas laterais da via estarão liberadas para os veículos. Às 18 horas haverá a Benção do Santíssimo Sacramento em frente ao Palácio Iguaçu. No mesmo período, também haverá bloqueios totais no cruzamento da Rua Aristides Teixeira com as ruas Mateus Leme e Papa João XXIII e na rótula da Praça Nossa Senhora de Salete (Centro Cívico).

Durante a procissão, ainda haverá bloqueios temporário dos seguintes cruzamentos:

- Rua Treze de Maio com Rua Duque Caxias;

- Rua Mateus Leme com Rua Carlos Cavalcanti;

- Rua Paula Gomes com Rua Mateus Leme;

- Rua Barão de Antonina com Rua Mateus Leme;

- Rua Carlos Cavalcanti com Rua Riachuelo;

- Acesso da Rua Riachuelo para Rua Inácio Lustosa;

- Acesso a Rua Heitor S. de França, depois da Rua Presidente Faria.

- Rua Heitor S. De França com Rua Ary Camargo Queiroz (acesso para a Av. Cândido de Abreu);

- Pista lateral (sentido Centro Cívico) da Av. Cândido de Abreu com Rua Aristides Teixeira;

- Rua Euclides Bandeira com Rua Prof. Benedito Nicolau dos Santos.

- Rua Lysimaco Ferreira da Costa com Rua Mal. Hermes.

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito estarão na região para orientar o tráfego de veículos.

Outras procissões

A procissão da Paróquia do Santíssimo Sacramento, na Vila Izabel, sairá às 11 horas pela Av. Iguaçu, Rua Herculano Carlos Franco de Souza, Rua Guainazes, Rua Cel. Ottoni Maciel, Rua Bororós e Rua Leôncio Correia, retornando à Av. Iguaçu. Agentes da Setran acompanharão o percurso, que será feito no contrafluxo de algumas das vias indicadas.

No Xaxim, a Capela Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Francisco de Assis também organiza a procissão de Corpus Christi, com bloqueio nas ruas Dr. Leocádio Cisneiros Correa entre as ruas R. Inácio José de Alvarenga Peixoto e ruas Capitão Antônio José; Inácio Jose de Alvarenga Peixoto até a Rua Leôncio Derosso.

O Santuário Santa Rita de Cássia, da Vila Hauer, irá comemorar e confeccionar o tapete no dia de Corpus Christi no entorno da Praça Alfredo Hauer. As ruas Frei Henrique de Coimbra, esquina com a Rua Pe. Dehon; Rua Oliveira Viana e Rua Júlio Cezar Ribeiro de Souza (entrada da Faculdade ESIC), estarão bloqueadas.

Outra procissão que acontece na região do Hauer/Carmo é a do Santuário Nossa Senhora do Carmo. O evento será na rotatória da Praça Nossa Senhora do Carmo no período da manhã. Essa celebração altera o trajeto de algumas linhas de ônibus. As mudanças valem das 2h às 12h de quinta-feira. Nesse período, ônibus da Linha Iguape I, que saem do Terminal Carmo, desvia, no sentido bairro, pela Avenida Marechal Floriano e ruas Salvador Ferrante e Bom Jesus de Iguape, por onde chegam à Rua Napoleão Laureano e seguem o caminho normal. No retorno, a partir da Rua Napoleão Laureano, desvio pelas ruas Bom Jesus de Iguape, Doutor Simão Kossobudski e Avenida Marechal Floriano, até o terminal.

A linha Maringá, a partir do terminal, desvia pela Avenida Marechal Floriano, ruas Salvador Ferrante, Bom Jesus do Iguape, Antônio Schiebel e Frederico Maurer, quando retomam o caminho normal pela Rua Waldemar Loureiro Campos. Ao sair do Terminal Hauer, os ônibus da linha Maringá desviam pela Avenida Marechal Floriano, e ruas Salvador Ferrante, Bom Jesus de Iguape e Antônio Schiebel, a partir de onde seguem seu itinerário normal. Já os ônibus da linha Interbairros III, a partir do terminal e no sentido Terminal Oficinas, seguem pela Avenida Marechal Floriano, e ruas Salvador Ferrante e Bom Jesus do Iguape, por onde chegam à Rua Napoleão Laureano e seguem o caminho normal. No sentido Terminal Capão Raso, desvio pela avenida, e ruas Salvador Ferrante e Antônio Schiebel.

No Portão, a Paróquia Bom Jesus do Portão confeccionará tapete de Corpus Christi e terá procissão na Rua João Betega, entre a rápida e a pracinha do Portão.

Também terá tapete colorido e procissão na Paróquia São Pedro, no bairro Umbará, com missas às 7h30 e 10h30. O local fica na Rua Nicola Pelanda, próximo ao posto de gasolina, ao lado da igreja.

As celebrações do dia no Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pinheirinho, serão realizadas na Rua Nicola Pellanda, 545.

Rodoferroviária

A URBS – Urbanização de Curitiba S/A, que administra a Estação Rodoferroviária, estima que 480 ônibus deverão deixar o terminal nesta quarta-feira (25), transportando 15 mil passageiros que viajam no feriadão de Corpus Christi.

Na quinta-feira (26), a previsão de saída é de 390 ônibus - mesmo número registrado nos demais fins de semana -, com cerca de 10 mil viajantes. Ao todo, o terminal terá a saída, nos dois dias, de 870 coletivos e 25 mil passageiros.

A maior procura, e que representa 45% de quem viaja, é pelas cidades do interior paranaense, enquanto outros 20% têm Santa Catarina como destino. As praias paranaenses serão visitadas por 15%, enquanto a capital paulista e cidades próximas t}em procura de 12% de quem viaja no feriadão.

Apenas 3% dos passageiros seguem, respectivamente, para o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e outros estados brasileiros.

Em função do movimento maior, a administração da Rodoviária vai reforçar o atendimento garantindo, por exemplo, a presença de um funcionário ao lado de cada catraca, para auxiliar os passageiros.

Serviço religioso – Procissão na região central

6h às 12h – Confecção dos tapetes na Cândido de Abreu

14h – Animação do Ministério Evangelizar É Preciso com a presença do Pe. Reginaldo Manzotti em frente à Catedral Basílica (Praça Tiradentes).

15h – Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em frente à Catedral

16h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu, da Catedral até a praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu

18h – Benção do Santíssimo Sacramento

Em alta