Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Videomonitoramento

Câmeras reforçam a segurança no Alto da Glória

Três câmeras serão instaladas no entorno da Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Alto da Glória. O equipamento, monitorado em tempo real pela Guarda Municipal, ajudará na segurança da região. - Na imagem, a central de monitoramento de câmeras de segurança. Foto: Maurilio Cheli/SMCS (arquivo)

Três câmeras serão instaladas no entorno da Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Alto da Glória. O equipamento, monitorado em tempo real pela Guarda Municipal, ajudará na segurança da região.

O edital de licitação das câmeras foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (5). O pregão eletrônico acontecerá no dia 18 de julho e o nome do vencedor do processo deverá ser conhecido até o fim deste mês. A partir da assinatura do contrato, o prazo para instalação é de 60 dias. O valor aproximado do investimento é R$ 95 mil.

Às quartas-feiras, quando há novena na igreja e jogos de futebol do Estádio Couto Pereira, 100 mil pessoas chegam a circular pelo local. “Essa medida irá nos ajudar muito”, disse o padre Primo Aparecido Hipólito, há 15 anos na igreja do Alto da Glória. “As câmeras irão inibir possíveis roubos de carros, furtos, atos de vandalismo e consumo de bebidas alcoólicas e de drogas”, afirma.

O padre conta que nas missas de domingo a igreja costuma atrair aproximadamente quatro mil fieis. “Nos outros dias da semana, mantemos a média de 2,5 mil pessoas nas missas e, nas novenas de quarta-feira, o público ultrapassa os 40 mil fieis”, explica.

Segundo ele, quando no mesmo dia há jogo de futebol no Estádio Couto Pereira, em frente à igreja, o fluxo na região chega a 100 mil pessoas. “As câmeras irão ajudar a melhorar a segurança da igreja, do estádio, do cemitério ao lado e dos prédios da região”, afirma.

O secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain, explica que as ferramentas tecnológicas, como câmeras e centrais de monitoramento, têm grande valor quando usadas a favor da segurança. Atualmente, Curitiba conta com 125 câmeras em operação, sendo 49 na área central.

Ainda em julho, novas 27 câmeras começam a funcionar no bairro Sítio Cercado. O número total de equipamentos, incluindo as três do Alto da Glória, passará a ser de 155 câmeras de videomonitoramento na cidade.

“Até a Copa do Mundo da FIFA 2014, Curitiba terá 450 câmeras instaladas e temos a convicção de que elas nos ajudarão muito a conseguir uma redução significativa no número de crimes”, disse Chain.

Localização das novas câmeras

A esquina das ruas Amâncio Moro e Ivo Leão, exatamente em frente à Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, será um dos pontos a receber nova câmera.

Na quadra de cima, onde se encontram as ruas Maria Clara, Amâncio Moro, Agostinho Leão Junior e Ubaldino do Amaral, também haverá um equipamento de segurança.

A terceira câmera será instalada na Praça Portugal, com visão voltada para o entorno da Rua Zamenhof. Elas serão monitoradas pela central instalada na Praça Osório.