Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sem fronteiras

Alunos assistem à travessia de mergulhador francês

Os alunos da Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto, no Sítio Cercado, assistiram por videoconferência, nesta quarta-feira (22/03), à partida do mergulhador Pierre Passot. Foto: Luiz Costa Curitiba,22/03/2017

Os alunos da Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto, no Sítio Cercado, assistiram por videoconferência, nesta quarta-feira (22/03), à partida do mergulhador Pierre Passot. A nado, ele iniciou a descida do Rio Rhône, na Suíça, até o Mar Mediterrâneo - uma extensão de 600 km que será percorrida em até nove dias.

Agora, os alunos vão acompanhar a travessia usando recursos digitais e o pesquisador terá pausas para alerta e bate-papo com os pequenos sobre a grande aventura na água.

A atividade é resultado da parceria entre a escola, a organização não governamental Planete d’O e o Instituto Mata Atlântica.

Palestra

Após a videoconferência com Passot, cerca de 100 estudantes da unidade participaram da palestra Distribuição da Água no Mundo. Toda a iniciativa da escola está baseada no conceito do conhecimento globalizado.

“O objetivo é chamar a atenção de todos para a conservação deste bem de uso comum e que está cada vez mais escasso, seja por problemas climáticos ou por decorrência da ação humana”, destacou a diretora Leni Gonçalo Mendes Vidmontas. “Estimular o conhecimento sem fronteiras é mostrar as possibilidades que nossos alunos têm, além do limite bairro.”

O evento internacional de conscientização entre o Brasil e a França é parte do trabalho desenvolvido na unidade ao longo do ano. “Este projeto mostra nosso engajamento e a luta para conscientizar a humanidade de que sem água não há vida”, afirmou Carlos Alberto Tavares Ferreira, do Instituto Mata Atlântica.

A escola mantém a parceria com a Planete d'O desde 2016 no projeto Escola Mar, que traz para o ambiente escolar atividades complementares de estudo e formação cidadã, especialmente quando o assunto é sustentabilidade.

Os meninos e meninas da unidade já aprenderam a respeito da reutilização da água e da alimentação saudável. Agora, trabalham com as profissões que envolvem o oceano. Tudo a partir de uma prática dinâmica, contextualizada e com o compartilhamento de experiências entre o Brasil e a França.

Empolgação

Esta é segunda vez que Pierre Passot faz o percurso. Há 40 anos, o pesquisador tomou a iniciativa como forma de alertar as pessoas sobre a importância da água para o planeta.

O alunos estão empolgados em acompanhar o trabalho. “Acho que Pierre é um desbravador, porque ele se dedica a chamar a atenção para algo que é fundamental para toda a humanidade”, disse Gustavo Gomes, de 9 anos.