Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sustentabilidade

Acordo com japoneses prevê desenvolvimento de energia alternativa e sustentável em Curitiba

O desenvolvimento de energias alternativas e sustentáveis em Curitiba ganhou reforço no documento de cooperação assinado nesta terça-feira (28) entre a Prefeitura, o governo japonês – por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) – e a empresa Soundpower Corporation. Curitiba, 28/06/2016 - Foto: Valdecir Galor/SMCS

O desenvolvimento de energias alternativas e sustentáveis em Curitiba ganhou reforço no documento de cooperação assinado nesta terça-feira (28) entre a Prefeitura, o governo japonês – por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) – e a empresa Soundpower Corporation.

Um projeto-piloto será desenvolvido para a implantação de piso gerador de energia em ciclovias que, por meio de sensores, poderão também coletar dados sobre a intensidade de tráfego e executar a sinalização de cruzamentos envolvendo ciclovias e vias. O desenvolvimento e implantação da ideia tem a participação do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que já desenvolve projeto para iluminar trechos de ciclovias no município.

“A assinatura de mais um convênio de cooperação ratifica o profundo respeito da nossa cidade com o Japão e, em especial, com a Jica. É um projeto que está em etapa inicial, mas que vem a somar com as ações de mobilidade urbana que estamos implantando em Curitiba para evitar mortes no trânsito”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet. Dentre as ações, o prefeito destacou a implantação da Área Calma e a instalação de semáforos inteligentes que aumentam o tempo de travessia para pessoas com mobilidade reduzida e que comprovadamente reduziu o número de acidentes fatais na cidade.

O diretor da Jica no Brasil, Ryuichi Nasu, ressaltou a longa história de cooperação que a instituição tem com Curitiba, principalmente com ações desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), mas que se estendem também à Sanepar, em âmbito estadual. Sobre a implantação do piso gerador de energia, Nasu ressaltou que se trata de mais um produto com tecnologia de ponta desenvolvida com exclusividade por uma empresa japonesa e que tem como objetivo contribuir com a segurança das ciclovias na capital paranaense. “O produto desenvolvido vem a suprir necessidade da cidade em proporcionar ciclovias e ciclofaixas com mais segurança para pedestres e ciclistas” afirmou.

O projeto-piloto do piso gerador de energia deverá ter seus primeiros resultados somente no segundo semestre do próximo ano.

“Essa cooperação vai possibilitar que Curitiba continue inovando. O projeto traz tecnologia de ponta à cidade, com o uso de energia alternativa e desenvolvimento sustentável, que resultará em mais segurança para a população de Curitiba”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Sergio Antoniasse.

Por uma mensagem de vídeo, o presidente da Soundpower Corporation, Kohei Hayamizu, enalteceu a assinatura do acordo e agradeceu a todos os envolvidos no processo de implantação da tecnologia na cidade. “Fico muito feliz que a tecnologia japonesa possa contribuir para o desenvolvimento de Curitiba”, afirmou.

As conversas para a implantação deste projeto-piloto no município iniciaram em 2015 e vão ter continuidade durante este ano.

Compareceram à solenidade, o cônsul geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda; a vice-prefeita, Miriam Gonçalves; e os secretários Ricardo MacDonald (Secretaria de Governo), Paulo Roberto de Miranda (Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia), Fabio Scatolin (Secretaria Municipal de Planejamento e Administração), Sergio Pires (IPPUC), Ubiraci Rodrigues (Cohab) e o diretor de iluminação, Fabio Ribeiro de Camargo.