Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Xadrez

582 crianças e adolescentes no Desafio Xeque-Mate

Desafio Xeque-Mate de Xadrez – 1º Circuito Esportivo Educacional, promovido pelas secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude e da Educação, em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná. Curitiba, 30/04/2011 Foto: Guilherme Dala Barba/SMELJ

Aconteceu neste sábado (30), no Ginásio do Tarumã, o Desafio Xeque-Mate de Xadrez – 1º Circuito Esportivo Educacional, promovido pelas secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude e da Educação, em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná. No total, 582 alunos de 74 entidades de ensino da rede municipal e privada participaram do evento.

“O xadrez é um esporte que complementa as atividades desenvolvidas nas escolas e que possui grande valor educativo e pedagógico”, disse a secretaria da Educação, Liliane Sabbag. “A Prefeitura tem trabalhado no objetivo de difundir e divulgar a prática do xadrez na rede municipal e a grande adesão de alunos neste torneio mostra que esta iniciativa está dando resultados”.

O diretor de Esporte da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Nasser Daher, também ressaltou a importância da participação dos alunos da rede de ensino no torneio. “O esporte trabalha valores éticos, de respeito e amizade, que contribuem para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes”.

O torneio Xeque-Mate de Xadrez foi dividido em 15 categorias, de acordo com a série e idade dos participantes, e disputado em seis rodadas. Também foi criada uma categoria especial para pessoas com deficiência visual atendidas no Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Auditiva e Visual (CAEDAV).

“Gostaria de agradecer todo o apoio que as Secretarias do Esporte, Lazer e Juventude e da Educação tem nos oferecido, que tornou possível a realização deste evento”, disse o presidente da Federação Paranaense de Xadrez (FEXPAR), Paulo Virgílio Rios Rodrigues.

Aluno do Colégio Municipal Campo Mourão, Samuel Gerraro Anjos, de 8 anos, começou a jogar xadrez ano passado e ficou muito feliz com a realização de um torneio com tantos jogadores. “Acho que a melhor forma de aprender e melhorar sua habilidade é jogando. Com tantos participantes, esse torneio é um grande desafio para todos”.

Silvia Ebert Barbosa, de 16 anos e aluna do Colégio Estadual Pio Lanteri, destacou a oportunidade de jogar xadrez. “Fazia tempo que não jogava, estava parada, mas graças ao Desafio Xeque-Mate, voltei a praticar este esporte que gosto tanto”.

No somatório geral das categorias, o Centro de Educação Infantil Curitiba Ano 300 sagrou-se campeão do torneio, seguido do Colégio Marista Santa Maria e do Colégio Estadual Nilo Brandão. A próxima etapa do Desafio Xeque-Mate de Xadrez será realizada em maio.
 

Em alta