No sábado (29), dia do aniversário de Curitiba, 450 animais foram atendidos no Parque Guairacá, durante o evento de inauguração do mais novo espaço de preservação ambiental da cidade. O número superou as expectativas da Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que previa atender 321 animais, em uma alusão à nova idade da cidade.
“Um total de 450 animais receberam identificação com microchips e tiveram seus cadastros de registro animal efetuados”, disse o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.
Foram beneficiados 415 cães, 34 gatos e um coelho. Os atendimentos foram feitos por sete médicos veterinários da Prefeitura de Curitiba e do programa de residência em medicina veterinária do coletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“Deste total, 205 fêmeas e 66 machos entraram no programa de castração gratuita da Prefeitura, por pertencerem a família em vulnerabilidade social ou por terem sido adotados”, disse o diretor.
Eles passaram por exame clínico geral pré-castração e receberam vacinação. Segundo Biondo, 250 animais já estão aptos e serão submetidos ao procedimento de castração já nas próximas semanas, em uma das três clínicas conveniadas da Prefeitura de Curitiba.