Saúde
Zoonoses - Prevenção e Emergências, Ligue 156
O curitibano pode solicitar atendimento da Unidade de Vigilância de Zoonoses em diversos casos relacionados à prevenção de doenças transmitidas por animais ou vetores (como leptospirose) aos seres humanos, de segunda a sexta-feira.
Plantão: emergência
A equipe deste serviço municipal também faz plantões de emergência aos sábados, domingos e feriados, para remoção de morcegos em situações diversas e que possam representar risco à saúde da população naquele momento.
Fone e chat online
Em qualquer destas circunstâncias, os técnicos são acionados pelo telefone 156. Durante a semana, atendem das 8h às 12h e das 13hàs 17h.
O plantão de emergência responde aos contatos, também via chat online, pela Central de Atendimento 156, da Prefeitura.
Pedidos atendidos
A Unidade de Vigilância em Zoonoses cuida de diversas situações, a pedido:
>> Remove morcegos que podem oferecer risco de transmitir doença, quando caídos no interior de cômodos ou pendurados em local baixo, ao alcance de pessoas, ou podendo ser caçados por animais domésticos. Profissionais da Unidade fazem visita técnica ao endereço informado para atender a ocorrência de imediato.
Vacina contra raiva
>> Os animais (cães e gatos) que tiveram contato com o morcego serão vacinados contra raiva..Comunicado sobre a ocorrência, o setor de Epidemiologia vai avaliar a necessidade de recomendar à Unidade de Saúde para tratamento antirrábico, se alguma pessoa teve contato direito com o morcego.
Comunicação rápida
>> Remove macacos (saguis ou bugios) encontrados mortos. A equipe pede que seja o fato seja comunicado o mais rápido possível. Isto é essencial para diagnosticar se o animal tem febre amarela, vírus que ainda não circula em Curitiba.
Manejo e tratamento
>> Identifica animais que possam causar acidentes (lagartas, escorpiões, aranhas, percevejos, carrapatos, serpentes), encontrados por cidadãos, para auxiliar no manejo; ou no caso de acidentes, para nortear o tratamento médico.
Animais domésticos
>> Informa sobre doenças de animais domésticos, que sejam zoonoses de relevância para a saúde pública (raiva, esporotricose, leishmaniose canina, brucelose etc.).
Controle de roedores
>> Orienta sobre transmissão de leptospirose.
>> Atende a solicitações para controle químico de roedores em bueiros.
Vacinação: posto fixo
Importante: Tem vacinação antirrábica para cães e gatos em posto fixo, na Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Cidade Industrial de Curitiba - CIC.
Endereço: Rua Lodovico Kaminski, n.º 1381- prédio da frente.
Secretaria Municipal da Saúde