Saúde
UPAs: Unidades de Pronto Atendimento
As 9 (nove) Unidades de Pronto Atendimento - UPAs instaladas na cidade são serviços municipais que oferecem atendimento médico e de enfermagem de urgência e emergência, pelo Sistema Único de Saúde - SUS Curitiba.
Todo usuário deve passar por avaliação e classificação de risco, o que determina o atendimento segundo a gravidade do caso.
Horário de funcionamento: 24 horas, todos os dias do ano.
Documento necessário
Para atendimento na UPA, é preciso apresentar documento de identificação com foto: (RG ou Carteira de Habilitação), preferencialmente que contenha o número do CPF.
Dúvidas frequentes
Por que nas UPAs as Emergências têm prioridade no atendimento?
É que as Emergências exigem um ato médico imediato, e por isso, estes pacientes devem passar na frente dos demais, por correrem risco de morte. É um protocolo seguido por serviços médicos desta natureza em outros países.
Exemplo: quando alguém chega na UPA com parada cardíaca, o médico é chamado e inicia rapidamente as manobras de reanimação. Outros pacientes, mesmo que chegaram antes e não estejam em condições tão graves, devem esperar.
Mas a palavra Urgência também sugere uma situação que precisa de atenção rápida, não?
Sim, a Urgência necessita de uma consulta médica, mas não um ato médico imediato. A Urgência é considerada um menor risco para o paciente, assim o atendimento pode esperar um pouco mais, sem perigo de morte.
Exemplo: paciente com dificuldade respiratória associada a febre alta.
Secretaria Municipal da Saúde
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.