Segurança
Ônibus Intervidas
O Ônibus Intervidas estaciona em praças de Curitiba para abordar dependentes químicos e oferecer aos interessados o encaminhamento a diversos serviços especializados.
Departamento sobre Drogas
O veículo faz parte da estrutura do projeto Intervidas, criado e desenvolvido pelo Departamento de Política sobre Drogas, ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito - SMDT, que mantém equipe para fazer, inicialmente, a chamada ‘escuta qualificada’.
A Saúde e a vaga de emprego
A maioria do público-alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade ou em situação de rua. Entre os serviços oferecidos estão: apoio de áreas da Saúde para deixar o vício ou tratar doença crônica; qualificação profissional para voltar ao mercado de trabalho, e ainda vaga de emprego em empresa parceira.
Encaminhamentos aos CAPS
Também faz encaminhamentos para um dos 13 Centros de Atenção Psicossocial – Caps, lugares de referência para tratamento de dependência química (Incluindo alcoolismo), pelo SUS.
13 Comunidades Terapêuticas
Outros equipamentos municipais são acionados para o atendimento especializado: Unidades de Saúde, Centros de Referência da Assistência Social - Cras, Centros de Referência Especializados de Assistência Social - Creas e Centros Pop. O projeto também atua com as 13 Comunidades Terapêuticas cadastradas no Conselho Municipal de Política Sobre Drogas.
Ações em dois locais
O Intervidas tem suas ações executadas em dois locais:
>> Praça Rui Barbosa - das 9h às 12h, todas as quintas-feiras
>> Viaduto da Capanema (com o Programa Mesa Solidária) - das 19h às 21h, às segundas-feiras.
Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito