Meio Ambiente
Lixo Tóxico Domiciliar : Recebimento
O caminhão da Limpeza Pública (baú verde fechado, identificado com logos do serviço) atende nas proximidades dos 25 terminais de ônibus de Curitiba, conforme calendário disponibilizado no portal Coleta de Lixo e informado pela Central de Atendimento 156.
Este serviço é destinado apenas a pequenas quantidades de lixo tóxico, gerado nas residências.
São recebidos como lixo tóxico domiciliar
-
Pilhas
-
Baterias Toner de impressão
-
Embalagens de inseticidas, tintas, cola, solventes, remédios vencidos (até 10 kg)
-
Lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades)
-
Equipamentos eletrônicos portáteis (como câmeras fotográficas ou filmadoras)
-
Oleos de origem animal e vegetal embalados em garrafas PET de 2 litros.
Consulte calendário anual
O cidadão deve consultar o dia em que o caminhão permanecerá no local indicado no calendário e que seja mais próximo de sua residência.
Deixar os resíduos tóxicos devidamente separados e de preferência acondicionados; e levá-los ao local entre as 7h30 e 15 horas.
Evite o descarte incorreto
Este tipo de resíduo jamais deve ser descartado junto com os comuns (orgânicos) ou recicláveis. É que o descarte incorreto poderá causar contaminação do solo, de água subterrânea ou superficial (rios) que por sua vez prejudicam a saúde humana, de plantas ou animais.
Exemplos disto são medicamentos vencidos e óleo de cozinha: nunca devem ser jogados em vaso sanitário ou na pia de maneira que atinjam a rede de esgoto.
Informações: 156 e portal
Outras informações sobre o serviço são possíveis via Central de Atendimento 156, pelo telefone 156 e ainda pelo portal Coleta de Lixo, na área sobre Lixo Tóxico Domiciliar.
Secretaria Municipal do Meio Ambiente