Meio Ambiente
Jardim Botânico de Curitiba
Esta área protegida não serve apenas para contemplação pelos visitantes ou para frequência por praticantes de esportes e exercícios físicos.
Além de possuir plantas vivas de reconhecimento científico, dedica-se à Pesquisa Botânica e à Educação para a Sustentabilidade Ambiental; também oferece espaço para eventos ou exposições temporárias, sempre com temáticas relacionadas ao meio ambiente.
Horários de funcionamento
Do Jardim Botânico:
De segunda-feira a domingo (inclusive feriados)
Das 6h às 19h30
Do Jardim das Sensações
De terça a domingo
Das 9h às 17h (último acesso às 16h30). Visitação pode ser interrompida em caso de chuva ou de condições climáticas adversas.
Fechado às segundas para manutenção, à exceção daquelas que forem feriados.
Espaço Cultural (Galeria das Quatro Estações)
De segunda a domingo
Das 6h às 19h30
Café Escola, Centro de Ilustrações Botânicas do Paraná
De segunda a domingo (inclusive feriados)
Das 10h às 18h
Salão de Exposições
Tem agenda anual de eventos abertos para visitação pública, com temas sobre o meio ambiente. Divulgação por este portal e pelo site da Prefeitura, área de ‘Notícias’.
As entidades e os autônomos interessados na ocupação do espaço com mostras coletivas ou individuais são atendidos pelo e-mail jardimbotanico@curitiba.pr.gov.br
Museu Botânico (somente com agendamento para pesquisadores e trabalhos científicos)
De segunda a sexta-feira
Das 8h30 à 11h:30 e das 13h às 17h
E-mail: herbariombm@smma.curitiba.pr.gov.br
Dúvidas frequentes
Grupos de turistas precisam agendar visitas ao Jardim Botânico?
O Botânico não exige agendamento de data e horário tanto à frequência pela população local (especialmente para atividades de caminhada esportivas) como para visitação de turistas, mesmo que em grupos.
É preciso pagar entrada para acessar e conhecer a área?
Desde que foi inaugurado, na década de 90, o acesso às dependências e equipamentos da Unidade de Conservação é livre. Não há qualquer cobrança de ingresso.
Como o Botânico é uma área protegida, quais normas devem ser respeitadas pelos frequentadores?
Com um milhão de visitas de turistas/ano, faz sentido proibir nadar, pescar, jogar lixo no chão, trazer barraca, mesas e cadeiras; colher flores, fazer um buquê e levar para casa; acessar e transitar de bicicleta/patinete/ patins em meio a alamedas apinhadas de pedestres; levantar drone, jogar bola ou levar o pet para passear, ainda que em carrinho de criança; consumir bebida alcoólica; trazer balões, mesmo os considerados ecológicos; distribuir brindes e afins.
Estas e outras normas estão previstas em decreto municipal.
O que diz a Lei
Decreto n.º 19/2024: Aprova o regulamento do uso das dependências do Jardim Botânico Municipal Francisca Maria Garfunkel Rischbieter - JBMFMGR e do Museu Botânico Municipal - MBM de Curitiba.
Canal de contato
Exclusivamente pelo e-mail jardimbotanico@curitiba.pr.gov.br
Secretaria Municipal do Meio Ambiente