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Impostos e Taxas

IPTU - Retificação de Dados Cadastrais

Quando precisar corrigir dados cadastrais dos imóveis, nos quais se baseia a cobrança do IPTU, o proprietário deve solicitar esta providência à Secretaria Municipal de Finanças.

O pedido – relacionado à área construída, tipo de construção ou utilização (residencial, comercial ou territorial/sem edificação) - deve ser protocolado dentro do prazo de impugnação do lançamento do imposto, previsto para cada exercício.

O encaminhamento é exclusivamente pelo Processo Eletrônico de Curitiba - PROCEC. Além dos dados, o contribuinte irá anexar toda documentação exigida, e depois pode acompanhar o trâmite, já que a plataforma tem o registro sistêmico das informações.

Protocole aqui o seu pedido

Seguir alguns procedimentos

Para alterar os dados cadastrais do imóvel, é preciso seguir alguns procedimentos:

  • O interessado deve apontar de modo objetivo e inequívoco as divergências entre a utilização que consta no cadastro e a real situação do imóvel (comercial para residencial ou residencial para comercial). As provas poderão ser feitas por meio de fotos internas e externas do imóvel; fotos do condomínio (quando for o caso); cópia do projeto arquitetônico (aprovado ou não), entre outras que o interessado julgar relevantes
  • Se for imóvel desocupado, devem ser apresentadas provas da última utilização, como fotos do seu interior e exterior; conta de luz e água; baixa de alvará comercial, quando for o caso, e declaração de próprio punho indicando a atual utilização.

Documentos (cópias simples)

  • Procuração ou autorização quando o pedido for protocolado por terceiros
  • RG e CPF ou CNH do proprietário, representante legal da empresa e do procurador
  • Aviso do lançamento do IPTU/Taxa de Coleta de Lixo ou informar a indicação fiscal do imóvel
  • Projeto arquitetônico (aprovado ou não). Caso não exista o projeto, pode ser apresentado croqui onde constem as metragens exatas que correspondam à situação real do imóvel
  • Matrícula do imóvel, caso o nome do proprietário que conste no talão seja diferente de quem faz a solicitação
  • Fotos internas e externas do imóvel, fotos do condomínio (quando for o caso)
  • Outros documentos ou imagens comprovem as alegações do requerente
  • Relatório de Imagens – Retificação de dados cadastrais IPTU

Protocolo, documentos, trâmite 

O pedido de Retificação de Dados Cadastrais deve ser feito via PROCEC. Além do protocolo, o contribuinte irá anexar toda documentação exigida, e depois pode acompanhar o trâmite, já que a plataforma tem o registro sistêmico das informações.

Saiba detalhes do Processo Eletrônico (como se cadastrar e fazer uso da ferramenta) acessando a página que trata do assunto: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/processo-eletronico-de-curitiba-procec/739.

Por chat online, fone, Núcleos

A Central de Atendimento 156 presta serviços de orientação sobre o imposto, pela internet (chat online) ou pelo telefone 156. 

Para tirar dúvidas ou obter outras informações sobre este assunto, o contribuinte também poderá procurar a equipe do Núcleo Regional de Finanças, na Rua da Cidadania mais próxima da sua residência. Confira os endereços na listagem abaixo. 

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Recomendações sanitárias

Recomendado o uso de álcool em gel para higienização frequente das mãos, e o uso de máscara facial por quem apresente sintomas de doenças respiratórias - febre, coriza e tosse.Recomendado o uso de álcool em gel para higienização frequente das mãos, e o uso de máscara facial por quem apresente sintomas de doenças respiratórias - febre, coriza e tosse.

Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.