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Impostos e Taxas

IPTU - Redução para Pessoa Idosa

Um grupo de idosos tem direito a requerer a redução do imposto do único imóvel que possuem e onde moram, para efeito de cálculo do IPTU. São os aposentados e pensionistas de sistema previdenciário INSS (federal), IPMC (de Curitiba) IPE (do Paraná) e outros; os beneficiários da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), com mais de 65 anos, e os aposentados por invalidez.

A solicitação à Secretaria Municipal de Finanças deve ser feita, exclusivamente, utilizando o Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC

Outros requisitos exigidos

Este contribuinte também deve atender alguns outros requisitos, previstos em lei municipal:

  • Ter 65 anos completos (à exceção dos aposentados por invalidez)
  • Renda bruta familiar inferior a 3 (três) salários mínimos nacionais
  • Ser proprietário de um único imóvel de uso exclusivamente residencial

Documentos (cópias simples)

  • Comprovante de rendimento, expedido pelo órgão previdenciário oficial. Não serve extrato bancário da conta corrente
  • Procuração ou autorização, quando o pedido for protocolado por terceiros
  • RG e CPF ou CNH do proprietário e do procurador
  • Aviso do lançamento do IPTU/Taxa de Coleta de Lixo ou informar a indicação fiscal do imóvel
  • Matrícula do imóvel

Atenção! O benefício da redução do IPTU não precisa ser renovado anualmente. O contribuinte deve conferir as informações do aviso de lançamento do imposto, para comprovar se não é aplicado, antes de entrar com novo pedido. Este direito cessa quando o titular adquirir novo imóvel, mudar o uso para comercial ou com o seu falecimento.

Legislação: Lei Complementar n.º 44/2002

Atendimento pelo PROCEC 

O pedido de Redução do IPTU/Taxa de Coleta de Lixo para pessoa idosa deve ser feito, exclusivamente, via PROCEC. Além do protocolo, o contribuinte irá anexar toda documentação exigida, e depois pode acompanhar o trâmite, já que a plataforma tem o registro sistêmico das informações.

Saiba detalhes do PROCEC (como se cadastrar e fazer uso da ferramenta) acessando a página que trata do assunto: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/processo-eletronico-de-curitiba-procec/739.

Por chat, telefone, Núcleos 

A Central de Atendimento 156 também presta serviços de orientação sobre o imposto, pela internet (chat online) ou pelo telefone 156. 

Para tirar dúvidas ou obter outras informações sobre este assunto, o contribuinte também poderá procurar a equipe do Núcleo Regional de Finanças, na Rua da Cidadania mais próxima da sua residência. Confira os endereços na listagem abaixo.  

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Atenção!  Nos atendimentos presenciais é recomendado o uso de álcool em gel para higienização frequente das mãos. Observe o distanciamento social. Estas medidas sanitárias valem para prevenção e combate também de outras doenças respiratórias - resfriado, gripe, pneumonia.

Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.