Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Exames e Consultas Especializadas

A porta de entrada para o encaminhamento a exames e consultas especializadas no SUS Curitibano é a Unidade Básica de Saúde de referência do cidadão, que normalmente é aquela mais próxima da sua casa.

Saiba como fazer o cadastro na Unidade de Saúde para utilizar os serviços do SUS:

https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/unidades-de-saude-atendimento-pelo-sus/242

Locais de atendimento

Confira aqui os endereços de todas as Unidades Básicas de Saúde de Curitiba:  

https://saude.curitiba.pr.gov.br/a-secretaria/rede-de-atencao.html

O passo a passo  

  • O paciente pode agendar o seu primeiro atendimento na Unidade Básica pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba, na aba “Consulta com a Enfermagem”, ou procurar diretamente a Unidade de Saúde.
  • Feita a avaliação pela Enfermagem, um clínico geral ou médico da família da própria unidade fica responsável pelo acompanhamento geral do paciente e poderá orientá-lo - de acordo com a sua análise e seguindo os protocolos da Saúde - a fazer exames e consultas com especialista.
  • Para este encaminhamento, o médico utiliza um sistema interno chamado “Telerregulação”.
  • O médico especialista telerregulador decidirá se é preciso uma consulta presencial ou se apenas a orientação ao médico da Unidade de Saúde na forma de conduzir o caso é o suficiente. A unidade conta com uma equipe multiprofissional de referência e há situações que podem ser resolvidas ali mesmo.
  • Se for o caso de consulta presencial com médico especialista ou a realização de exame complementar, o paciente receberá pelo aplicativo Saúde Já o agendamento em um dos prestadores de serviço da Secretaria Municipal de Saúde.
  • Enquanto aguarda, o paciente pode acompanhar o trâmite pelo aplicativo Saúde Já Quando receber o aviso sobre o agendamento em seu celular, o paciente aceita ou cancela o exame ou a consulta especializada.
  • Quanto ao cancelamento, via aplicativo, só são aceitos até no máximo duas vezes. No terceiro cancelamento, o paciente deve reiniciar todo o trâmite na Unidade de Saúde.

Secretaria Municipal da Saúde

Em alta