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Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com Deficiência

DPcD - Atendimento Psicossocial em Curitiba

Dev trabalhar na defesa de caso relacionado, direta ou indiretamente, à violação de direito das pessoas com deficiência e seus familiares.

Faz encaminhamentos 

Dentre as ações realizadas estão o encaminhamento para serviços e programas adequados, de acordo com a demanda apresentada, visitas, acompanhamentos e assessoria.

Casos especiais urgentes

Também é feita a análise de casos especiais urgentes, como negligência com cuidados básicos, abuso sexual ou violência, cárcere privado, entre outros.

Especialmente quando há impasses ou divergências de posicionamento, é o intermediário entre as ações conjuntas dos órgãos públicos das diferentes esferas e as instituições voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência.

Garantia do sigilo absoluto

Está disponível a todas as pessoas com deficiência de Curitiba, independentemente da sua situação socioeconômica, tendo a garantia do sigilo absoluto, conforme dispõe a lei.

Pelo interessado ou familiar

As solicitações dos serviços ou denúncias de violação de direitos podem ser feitas por contato direto do interessado ou de seus familiares; pelas instituições e escolas especializadas; órgãos municipais e estaduais, além do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Paraná, ONGs, Central de Atendimento 156 (por chat online) e telefone 156, entre outros.

Mais informações
Telefone:
 (41) 3221-2262
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda à sexta-feira

WhatsApp: (41) 99255-8206
E-mail: gdpd@curitiba.pr.gov.br

Outros serviços do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência:  Central de Libras, Conversação em Libras, Comunidade Surda: Roda de Conversa

 

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.

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