Pessoa com Deficiência
DPcD - Atendimento Psicossocial em Curitiba
Dev trabalhar na defesa de caso relacionado, direta ou indiretamente, à violação de direito das pessoas com deficiência e seus familiares.
Faz encaminhamentos
Dentre as ações realizadas estão o encaminhamento para serviços e programas adequados, de acordo com a demanda apresentada, visitas, acompanhamentos e assessoria.
Casos especiais urgentes
Também é feita a análise de casos especiais urgentes, como negligência com cuidados básicos, abuso sexual ou violência, cárcere privado, entre outros.
Especialmente quando há impasses ou divergências de posicionamento, é o intermediário entre as ações conjuntas dos órgãos públicos das diferentes esferas e as instituições voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência.
Garantia do sigilo absoluto
Está disponível a todas as pessoas com deficiência de Curitiba, independentemente da sua situação socioeconômica, tendo a garantia do sigilo absoluto, conforme dispõe a lei.
Pelo interessado ou familiar
As solicitações dos serviços ou denúncias de violação de direitos podem ser feitas por contato direto do interessado ou de seus familiares; pelas instituições e escolas especializadas; órgãos municipais e estaduais, além do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Paraná, ONGs, Central de Atendimento 156 (por chat online) e telefone 156, entre outros.
Mais informações
Telefone: (41) 3221-2262
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda à sexta-feira
WhatsApp: (41) 99255-8206
E-mail: gdpd@curitiba.pr.gov.br
Outros serviços do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Central de Libras, Conversação em Libras, Comunidade Surda: Roda de Conversa
Secretaria do Governo Municipal
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.