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Impostos e Taxas

Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel - Emissão

O documento que comprova os dados cadastrais dos imóveis localizados em Curitiba é emitido pela internet.

A Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel - DUCI responde a quatro protocolos (feitos separadamente): Certidão de Cadastro Imobiliário, Certidão de Endereço e Dados de Planta, Declaração de Localização de Imóvel e Declaração de Perímetro Urbano.

Ao fazer sua emissão, abaixo e em Serviço online, tenha em mãos o Número Fiscal do Imóvel (Inscrição Imobiliária e Sublote, ou Indicação Fiscal completa).

EMITA A DECLARAÇÃO UNIFICADA DE CADASTRO IMOBILIÁRIO AQUI

Documentos necessários

Não é preciso apresentar qualquer documento.

Prazos

Emissão instantânea.

Taxas e Valores

Serviço sem custos.

Como corrigir dados

Nos casos de dados omissos, de discordância ou complementação dos dados apresentados na Declaração Unificada, o interessado deverá entrar em contato com a Secretaria competente, conforme abaixo.

> No Urbanismo, o Departamento de Cadastro Técnico – UCT responde pelo nome da planta de loteamento/ denominação do lote/ testada oficial/ bairro. 

Para protocolar seu pedido de correção de dados, o interessado deve utilizar o Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC. Em ‘Cadastro Técnico’, escolhe ‘Correção de dados cadastrais - SMU',  entre os assuntos disponíveis na tela.

Como retificar dados 

> Em Finanças, o Departamento de Rendas Imobiliárias – FFRI trata de endereço de localização/ condomínio/ tipo e número da unidade/, perímetro urbano/ matrícula ou transcrição do imóvel. 

Para protocolar seu pedido de retificação de dados, o interessado deve utilizar o Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC. Em IPTU, escolhe ‘Retificação de dados cadastrais - SMF’, entre os assuntos disponíveis na tela.

Onde mais solicitar

Caso o contribuinte não tenha acesso à internet, sua solicitação da Certidão de Cadastro Imobiliário pode ser feita diretamente nos Núcleos de Finanças, localizados nas dez Ruas da Cidadania. Confira os endereços na listagem abaixo.

Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira 

Dúvidas frequentes 

Qual a base dos dados que constam da Declaração Unificada?

O documento traz todo conteúdo que consta do Cadastro Imobiliário (Finanças) e do Cadastro Técnico (Urbanismo), na data de sua emissão. Dele constam referências sobre: área, ano de lançamento do lote, posição, testada e numeração oficial; tipo, material, padrão, localização da construção; histórico da indicação fiscal, planta do loteamento, bairro. 

É possível emitir a  Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel para áreas não regularizadas?

Essa solução não é indicada nos casos de áreas não regularizadas e que não têm cobrança de IPTU/TCL. 

No documento aparece testada de imóvel encravado (sem acesso à rua)?

Como os lotes encravados não têm testada oficial, não será informada nenhuma testada para o imóvel.

Como fazer as solicitações de Alteração/Fornecimento de Número Predial e de Correção de Área de Lote?

Os dois serviços deverão ser avaliados por meio de protocolos específicos no Processo Eletrônico de Curitiba, ainda que constem da mesma área. Basta acessar PROCEC > Urbanismo > Cadastro Técnico e escolher um assunto desejado a cada vez. 

Mais informações: Alteração/Fornecimento de Número Predial e Correção de Área de Lote  

 O que diz a Lei

Resolução Conjunta SMU-SMF n.º 001/2021 :Dispõe sobre a criação da Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel no âmbito do Urbanismo e de Finanças e esclarece sobre a consulta aos lotes confrontantes. 

Canais de contato

Orientações sobre este assunto são fornecidas pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156.

 

Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.

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