Urbanismo
Lote - Correção de Área
A solicitação será atendida quando forem constatados desde diferenças de casas decimais, até erros de digitação ou de preenchimento do cadastro, em desacordo com a matrícula e/ou planta aprovada do lote, conforme dados arquivados no Departamento de Cadastro Técnico, da Secretaria Municipal do Urbanismo - SMU.
Isso, mesmo que a planta não apresente a área ou alguma das dimensões, desde que matematicamente seja possível a conferência com a área da matrícula ou do levantamento topográfico, caso a área também esteja omissa na matrícula.
Pela internet
Este serviço é prestado pela internet, e não será fornecido documento oficial após o deferimento. A área de lote corrigida poderá ser verificada na Consulta Informativa de Lote - CIL, Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel - DUCI, ou no próximo aviso de lançamento de Imposto Predial e Territorial Urbano. Aliás, a alteração pode ocasionar a suplementação de valores do IPTU, conforme análise da Secretaria Municipal de Finanças.
Solicitação específica
O procedimento não se destina à correção de área de lotes cujas matrículas sejam oriundas de usucapião ou de retificação administrativa. Em tais casos, os lotes deverão ter suas dimensões e áreas aprovadas por meio de solicitação específica. Consulte aqui todos os serviços para ter o seu Lote Resolvido.
PROCEC: todo trâmite
Para solicitar a correção da área do lote, acessar o endereço do Processo Eletrônico de Curitiba - PROCEC, também a partir do link Serviço online (acima e abaixo nesta página). O usuário deve utilizar o mesmo "usuário" e a mesma "senha" do Sistema ISS Curitiba ou criar seu cadastro diretamente na plataforma, escolhendo a opção "Cadastro novo? Clique aqui".
Depois, acessar "Urbanismo" e "Cadastro Técnico", entrar com seus dados e anexar os documentos necessários para o protocolo. O acompanhamento do trâmite do também é eletrônico.
Documentos necessários
Devem ser anexados:
- Matrícula ou Transcrição do Registro de Imóveis do Lote emitida nos últimos 90 dias
- Autorização para correção de área de lote, em caso de mais de um proprietário
- Procuração do(s) proprietário(s) outorgando poderes para esta solicitação, quando se tratar de representante legal
- Certidão Simplificada da Junta Comercial ou Certidão de Breve Relato, expedida pelo Cartório de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas, em caso de Pessoa Jurídica
- Convenção de Condomínio, Ata de Assembleia autorizando a solicitação e Ata de Assembleia que elegeu o atual síndico, em caso de condomínio
- Foto de documento de identidade para comprovar assinaturas, em caso de necessidade de anexação de termo ou procuração
Observações:
- Para ajuste de casas decimais basta anexar a matrícula ou transcrição.
- Anexar levantamento topográfico e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é facultativo.
Só com Indicação Fiscal
É obrigatório informar a indicação fiscal do lote cuja área deseja corrigir. A Consulta Informativa de Lote - CIL é carregada automaticamente no formulário e pode ser consultada pelo solicitante. Lotes com a informação de ‘Planta Não Aprovada’ não possuem planta oficial arquivada pela SMU, portanto a área não poderá ser corrigida deste modo.
Proprietário ou procurador
A solicitação deve ser cadastrada pelo proprietário constante da matrícula do Registro de Imóveis ou por seu procurador. Em caso de mais de um proprietário registrado, a correção deverá ser consentida por todos, por meio de termo assinado e anexado ao processo. O modelo deste documento está disponível aqui.
Complementações: atenção
Após a análise do Departamento de Cadastro Técnico, caso sejam necessárias complementações, o prazo para atendimento das solicitações será de 30 dias após a publicação do parecer. Se não houver atendimento neste período, o protocolo será indeferido automaticamente. É de responsabilidade do interessado o acompanhamento dos protocolos.
Dúvidas: e-mail ou Central 156
Dúvidas quanto ao assunto podem ser solucionadas no endereço cadastrotecnico@curitiba.pr.gov.br.
Orientações também podem ser obtidas na Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156.
Secretaria Municipal do Urbanismo