Saúde
Certificado Vacina Contra Febre Amarela - CIVP
A emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia da febre amarela, para quem vai viajar ou fazer escala e conexão em países que exigem o CIVP, deve ser emitido pelo ConecteSUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde para acesso a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital.
A vacina não tem custo e deve ser tomada no mínimo 10 dias antes do embarque.
Não mais pela Central Saúde Já
Anteriormente, o certificado podia ser emitido pelas equipes das secretarias municipais, e, em Curitiba, essa função estava a cargo da Central Saúde Já. A mudança de regras para emissão do documento foi comunicada aos estados e municípios por meio de Ofício Circular da Anvisa, que informa o encerramento do sistema Civnet, onde era possível gerar o certificado.
Prazo de validade: para toda a vida
O certificado comprova que o viajante foi imunizado contra a febre amarela. Cumprido o calendário vacinal, o prazo de validade do documento é para toda a vida.
Esquema vacinal: dos 5 aos 59
Para as pessoas com idade entre 5 e 59 anos de vida, nunca vacinadas anteriormente, o imunizante é aplicado em dose única.
Para menores de cinco anos, a vacina é aplicada aos 9 meses, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade. Se a criança ainda não está apta a tomar sua dose de reforço, o CIVP é emitido com prazo menor de vigência. Após a dose de reforço, o certificado é emitido com prazo para toda a vida.
60 anos ou mais: alguns casos
Em alguns casos, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades, a vacina também pode ser aplicada em pessoas com 60 anos ou mais.
Atestado: isenção de vacinação
Quem está entre as idades indicadas para vacinar e não conseguiu se imunizar contra febre amarela, por razões médicas, não poderá solicitar o CIVP. No lugar do Certificado, o viajante deve obter um atestado médico de isenção de vacinação, escrito em inglês ou francês, contendo, no mínimo: nome completo do paciente, data de nascimento, sexo e descrição detalhada da contraindicação da vacinação contra a febre amarela.
O médico deverá assinar, datar e carimbar o atestado. O médico poderá usar esse modelo de atestado de isenção - https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/certificado-internacional-de-vacinacao/arquivos/modelo-de-atestado-de-isencao_vacina-febre-amarela.pdf
O que é preciso para obter o CIVP
Depois de se vacinar, para obter o CIVP, é preciso:
>> As pessoas que foram vacinadas contra a febre amarela depois de 29 de dezembro de 2022 podem verificar se o certificado está disponível no ConecteSUS, com acesso pela web https://conectesus.saude.gov.br; ou aplicativo móvel: Google Play - https://play.google.com/store/apps; Apple Store - https://apps.apple.com/br/app/apple-store/id375380948).
>> Caso não encontre o documento, é possível solicitar sua emissão enviando a carteira de vacinação com o registro da vacina contra a febre amarela pelo Portal de Serviços do Governo Federal (gov.br) https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia.
>> A solicitação online será analisada no prazo de até 10 dias úteis e então o documento poderá ser emitido pelo ConecteSUS.
Locais onde se vacinar
A vacina contra a febre amarela está disponível nas Unidades de Saúde municipais.
Lista dos endereços
Acesse a lista, com endereço e horários dos pontos de vacinação, no site Imuniza Já Curitiba.
Secretaria Municipal da Saúde