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Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com Deficiência

Central de Libras

A Central de Libras é um serviço municipal ofertado para a comunidade surda com objetivo de promover acessibilidade na comunicação entre surdos e ouvintes. O atendimento pode ser realizado de modo virtual (por vídeo-chamada) ou presencialmente - neste último caso, é necessário o agendamento prévio.

O setor também promove encontros de conversação em Libras, para disseminar a língua e oportunizar o convívio entre pessoas surdas e ouvintes. Os encontros são agendados e divulgados nas redes do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e realizados em espaços públicos da cidade, aos finais de semana.
 

Interpretação virtual:
WhatsApp: (41) 98534-2258, 98535-0024

Informações:
Telefone: (41) 3221-2262
WhatsApp: (41) 99255-8206
E-mail: centraldelibras@curitiba.pr.gov.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Legislação aplicável 

Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002: dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. É reconhecida como meio legal de comunicação expressão. Devem ser garantidas, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão de Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.  
Lei n.º 12.319, de 1º de setembro de 2010: regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras. Sua formação deve ser realizada por cursos de educação profissional, cursos de extensão universitária ou cursos de formação continuada.

Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.